A partir da próxima semana temperaturas devem ficar um pouco mais agradáveis

Apesar dos dias de frio extremo já terem passado, os termômetros devem seguir em baixa em nosso estado do Rio Grande do Sul pelo menos até o segundo final de semana de agosto. De acordo com a Somar/ Climatempo, as temperaturas começam a se elevar gradativamente a partir de hoje sábado (31); porém, ainda permanecem baixas e até negativas em algumas regiões, como a Serra.

As manhãs devem seguir geladas; no entanto, ao longo da tarde, as temperaturas devem chegar aos 17°C em alguns municípios. Entre os dias 6 e 8 é que as máximas podem atingir os 25°C, afirma a meteorologista Carine Gama. No fim do mês, antes de uma nova diminuição nas temperaturas, os termômetros podem alcançar os 30°C, inclusive em cidades ao redor da capital.

Para agosto, a previsão é de que três frentes frias avancem pelo Rio Grande do Sul: uma por volta do dia 10, outra na virada da quinzena e, por fim, uma na última semana do mês. O sistema previsto para a metade do mês deve trazer frio intenso, mas ainda menor do que o registrado nos últimos dias.

Em razão desses sistemas, agosto deve ser mais frio do que o normal. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia, esse é o mês que mais acumula ocorrências de neve. Desde 2002, foram 44.