16.2 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Geração da Chama Crioula da 16ª RT terá encenação sobre Anita Garibaldi

Pelo segundo ano consecutivo, em função da Covid-19, o acendimento e a distribuição da Chama Crioula, que marcam todos os anos a abertura dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul, não terá o acendimento oficial no Estado. Em maio deste ano o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) prorrogou para 2022 a cerimônia que está prevista para ocorrer no município de Canguçu.

Todavia ficou definido que em 2021 cada uma das 30 Regiões Tradicionalistas poderá gerar e distribuir a Chama Crioula dentro de suas áreas de atuação.

Na 16ª Região Tradicionalista o fogo simbólico será gerado e distribuído na quinta-feira, 09 de setembro, em cerimônia prevista para iniciar às 09 horas, no Parque Histórico General Bento Gonçalves, junto às ruínas da casa original em que o general viveu parte de sua vida, no município de Cristal.

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. O tema visa retratar a “Heroína de Dois Mundos”, como era conhecida Anita, por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845) que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade.

Neste sentido a 16ª RT em parceria com a prefeitura de Cristal está preparando uma solenidade com apresentações artísticas que devem evidenciar o protagonismo da mulher gaúcha na construção deste importante capítulo da história do Estado.

Entre as atrações estará a 2ª prenda mirim da 16ªRT, Isadora Ubal da Silva, de São Lourenço do Sul, que vai interpretar a música Anita Garibaldi, de Marlene Pastro e Alcy Cheuiche. No decorrer da música a prenda Rafaela Ortiz Zitzke, também lourenciana, deverá surgir no evento a cavalo, caracterizada de Anita Garibaldi.

A cerimônia terá também a participação de grupos de danças gaúchas e a presença das prendas que forem eleitas na fase regional da 51ª Ciranda Cultural de Prendas deste ano, que ocorre em Tapes, no dia 07 de setembro.

Ainda inserido no tema dos festejos, a organização do evento também convidou uma representante do piquete Anita Garibaldi, de São Lourenço do Sul. A entidade tradicionalista foi fundada em 04 de abril de 2006 por Narcisa Terezinha Soares Carvalho e é formado somente por mulheres.

O tradicionalista cristalense Júlio Machado, poeta e historiador bastante conhecido em seu município e região, foi escolhido como patrono do evento.

Para o coordenador da 16ª RT, Flávio Menezes, a promoção do evento é importante porque marca uma retomada das atividades culturais gaúchas, contudo de forma controlada e de acordo com as determinações dos protocolos de segurança.

“Estamos preparando tudo com muito zelo e com os cuidados necessários. Entendemos a importância desse momento para o tradicionalismo”, considerou Menezes.

Da mesma forma a diretora cultural da 16ª RT, Daniela Ortiz Zitzke destacou que há o envolvimento de diversas pessoas na organização da cerimônia para que cada detalhes seja observado.

“Nos detivemos em fazer algo simples, mas com muito carinho e cuidado”, definiu Daniela.

Patrões de CTGs, representantes de entidades tradicionalistas e grupos de cavalarianos que integram a 16ª RT já confirmaram presença no evento para pegar e conduzir a centelha da Chama Crioula 2021 até suas sedes.

A 16ª Região Tradicionalista é composta por Tapes, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Arambaré, Camaquã, Cristal, Chuvisca, Dom Feliciano e São Lourenço do Sul.

Editado às 08h, de 02/09/2021, para acréscimo de informações

 

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS