18.6 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, novembro 21, 2024

Governador Eduardo Leite alerta população em coletiva de imprensa – Assista

(Postagem sendo atualizada em tempo real)

O Governador Eduardo Leite em uma entrevista coletiva fala sobre as condições climáticas do RS alertando a população de que este fenômeno deverá ser o mais crítico já enfrentado no Estado do RS, superior ao que aconteceu no ano anterior. A diferença é que no ano passado apesar da enxurrada, em seguida já foi possível as equipes de apoio e resgate entrarem e oferecerem apoio a população, desta vez o evento vem se estendendo e deverá estender-se ainda mais o que está dificultando o apoio e o resgate as pessoas atingidas.

Até o momento já se registra 114 municípios afetados com mais de mil pessoas em abrigos e mais de 3.400 desabrigados e aproximadamente mais 20 mil pessoas afetadas, mas que este número ainda deverá subir muito devido as previsões climáticas para quinta-feira e sexta-feira.

Região que deverão receber o maior volume de chuvas na quinta e sexta-feira.

O Governador com o apoio de sua equipe técnica apresentou em um mapa as regiões mais afetadas no Estado, sendo que a região central é onde ocorreram os maiores volumes de chuva, ultrapassando em alguns municípios os 500 milímetros/m², as previsões mostram a partir de amanhã e sexta-feira a chuva deverá ser intensa nesta mesma região bem com nas regiões norte e nordeste do estado.

As bacias hidrográficas que estão recebendo os maiores volumes de água são as do Rio Jacui, Rio Pardo, Bacia do Taquari e na bacia do Rio Cai, que já recebeu volume de água superior aos do ano anterior, as bacias do Rio dos Sinos e Gravatai também estão entre as atingidas até o momento. Já na fronteira oeste as bacias dos Rios Ibicui e Ibirapuitã (em Alegrete). Todas estas região merecem uma grande atenção nos próximos dois dias, alertando ainda que toda esta água da das bacias do leste deverão chegar ao Rio Guaiba nas horas e dias seguintes.

O Governador Leite alerta que a diferença deste evento para o ano passado é que desta vez o evento climático está acontecendo de forma mais lenta mas que as inundações deverão ser piores, bem como os impactos das águas na região metropolitana. Leite ainda alerta a população que não existem em deixar suas residências e procurar os abrigos enquanto há tempo.

Também está sendo frisado pelo governador as dificuldades nos resgates, que equipes por terra e mesmo helicópteros estão enfrentando devido as condições do clima, que apoio estão sendo oferecidos por estados vizinhos, que ainda na tarde desta quarta-feira fez contato direto com o Presidente Lula, com o Vice-Presidentes e alguns ministros, colocando a situação do estado e solicitando apoio e a efetiva participação de equipes especializadas nos nos trabalhos de apoio e resgate à população. Lula prometeu estar presente no estado ainda nesta quinta-feira. O Governador afirma que o Estado está passando por uma situação de guerra e que é desta forma que as operações dever ser coordenadas.

As aulas também estão sendo suspensas em todo o estado nesta quinta e sexta-feira, priorizando a segurança de alunos e profissionais, que o momento é de garantir a segurança da população. Também foi solicitado a população que neste momento não seja iniciada campanhas de arrecadação de doações que neste momento, que o Estado tem suprimentos, alimentos e água para este primeiro momento e que isto deverá ser encaminhado após a passagem das chuvas.

RELACIONADAS