No próximo mês de dezembro será aberto o processo licitatório que apontará a empresa responsável pela execução das obras de asfaltamento da ERS-715, que liga Cerro Grande do Sul e Sentinela do Sul à BR-116. Mais uma vez a esperança se renova à população que aguarda a conclusão desta obra há mais de 30 anos.
A informação foi publicada no Diário Oficial na quinta-feira (03/11) e confirmada ao Portal ClicR pelo secretário estadual de Logística e Transporte, Luis Gustavo de Souza, por intermédio do deputado Juvir Costella (MDB). Conforme a publicação a abertura das propostas de concorrência ocorrerá às 14 horas do dia 15 de dezembro.
O projeto foi totalmente readequado em relação ao primeiro existente. O trecho de 24 km foi dividido em dois lotes e nesta oportunidade serão licitadas as obras do Lote 01, que compreende 10,1 km com início na sede municipal de Cerro Grande do Sul.
Em junho de 2021 o então governador Eduardo Leite (agora reeleito), anunciou a destinação de R$ 15 milhões do orçamento do Estado para a pavimentação da ERS-715, na ocasião do lançamento do programa Avanças RS. O processo licitatório estava previsto para ocorrer em abril deste ano, mas tiveram atrasos nos trâmites legais.
De acordo com o assessor parlamentar Lody Kalil Andriotti o clima é de otimismo no órgão estadual com o processo e estima-se que antes do fim do ano as máquinas já estejam trabalhando no trecho.
Andriotti informou também que a Secretaria de Logística e Transporte do RS segue trabalhando na readequação do projeto de pavimentação da ERS-711, para que a obra possa receber recursos públicos e vá a licitação em 2023. A estrada liga Barão do Triunfo e Mariana Pimentel à BR -116.