Um grupo de artesãos de Barão do Triunfo articulados pela secretaria municipal de Desporto, Turismo e Lazer esteve reunido na câmara municipal, no dia 16 de junho, com a finalidade de dar início a formação de uma associação de artesãos no município. O encontro contou com a presença de representantes do Executivo e do Legislativo municipal que estão dando o suporte para a organização do setor em nível local.
Alexandre Souto, então secretário municipal do Desporto, Turismo e Lazer, explicou que a iniciativa se deu em função do diagnóstico da demanda durante o trabalho realizado entorno de um projeto de desenvolvimento turístico no município e região.
“Visitamos algumas propriedades e identificamos as potencialidades do artesanato local e a necessidade da organização deste setor, inclusive com a oferta de estrutura para que possa deslanchar”, pontua o ex-secretário.
Para que a associação exista de fato, com personalidade jurídica, o grupo iniciou os trâmites elegendo uma diretoria que ficou com a seguinte formação: presidente, Priscila Lupa da Silva; vice-presidente, Solange Klopemburg; 1ª secretária, Josimara Fagundes; 2ª secretária, Júlia Lanzarini; 1ª tesoureira, Carla Chagas e 2ª tesoureira, Jessica Storck. O próximo passo deve ser a elaboração do estatuto da nova entidade e o registro dos documentos em cartório.
Outro avanço importante na reunião foi a parceria firmada com o Legislativo que deve ceder uma sala no porão do prédio da câmara municipal para que seja instalada a sede temporária da associação assim que for constituída oficialmente. Além de abrigar as funções administrativas da nova entidade o local também servirá para que os trabalhos dos artesãos possam ser expostos.
O grupo também decidiu por organizar uma ação entre amigos que deverá sortear produtos artesanais a quem adquirir os cupons. A iniciativa tem a finalidade de arrecadar fundos para cobrir os custos iniciais do processo legal de fundação.
Souto projeta que, depois de formada, a associação poderá contribuir muito para o desenvolvimento do setor artesanal e turístico no município, por meio da organização de cursos, feiras, seminários, eventos sociais e artísticos, bem como da promoção de oficinas de aprimoramento das artes e para a qualificação dos artesãos e suas produções.
“Os artesãos têm papel importante na preservação da cultura local por meio da produção de artefatos e mercadorias que identificam o município e a região. Esse trabalho precisa ser preservado e passado adiante, uma vez que se soma ao nosso potencial turístico e se reverte em uma boa alternativa de incremento na renda de diversas famílias”, observou.