Com a palestra “O Caminho da Amorosidade e o Cuidado Humano”, ministrada por Gustavo Balbinot, a secretaria municipal de Educação, Turismo, Desporto e Cultura abriu o ano letivo 2020, nesta segunda-feira, 17 de fevereiro. O evento teve como público alvo os professores da rede pública do município, funcionários de escolas, motoristas do transporte escolar, monitores e todos que formam o quadro de recursos humanos do setor da educação.
Balbinot é músico e compositor, mestre em educação pela PUC, licenciado em Filosofia pela Universidade de Caxias, bacharel em Teologia, tem especialização em Carisma e Princípios Educativos Maristas, especialização em Psicopedagogia do Ensino Superior entre outros. Sua palestra prendeu a atenção de todos e encantou. Instigou o público a pensar nas suas ações, a dedicar tempo para si e a amar mais. Foram momentos de música e reflexão que despertaram a motivação interior dos participantes.
Durante o evento a secretária municipal de Educação, Rosangela Pacheco colocou sobre a importância de todos que fazem parte da educação estarem reunidos e pensando no ano letivo de 2020. “Com o comprometimento de todos avançaremos cada vez mais numa educação de qualidade para Sentinela do Sul”, considerou.
A secretária ainda destacou algumas mudanças que ocorrerão nas escolas, salientou da necessidade de conscientizar os alunos no início do ano letivo para o cuidado com o ambiente escolar, acrescentando que todas as escolas estão em fase final de pinturas externas e internas.
A gestora falou ainda da satisfação de o novo ano letivo trazer como novidade uma nova escola na sede municipal. “É um empreendimento muito importante do setor e que é um sonho de longos anos da comunidade sulsentinelense, mas que está prestes a se tornar realidade a partir da inauguração após o término do cercamento”, informou.
Dando continuidade ao evento a equipe pedagógica deu orientações gerais sobre registros, sondagem diagnóstica, livro ponto.
Finalmente foram abordadas questões sobre a BNCC, colocado sobre a necessidade de alguns ajustes finais e encaminhamento ao Conselho Municipal de Educação para Regulamentação. Foi ratificada a necessidade das direções das escolas iniciarem a organização dos Projetos Político Pedagógico adequando-os a BNCC.
A terça-feira (18) foi de reuniões nas escola e as aulas efetivamente iniciaram nesta quarta-feira (19).
Com informações e fotos de SMETDC de Sentinela do Sul | Redação: Portal ClicR