19.1 C
Cerro Grande do Sul
domingo, maio 5, 2024

IBGE apresenta dados preliminares do Censo Demográfico 2022 em Mariana Pimentel

Recenseadores concluíram trabalho na região, mas devem ainda finalizar pontos em especial

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fez no dia (4), junto à Câmara de Vereadores de Mariana Pimentel a 3ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (REPAC), quando o coordenador de Área, Jonas Hubner, explanou às autoridades municipais, um resumo dos dados estatísticos coletados até o final do ano de 2022.

Segundo o representante do órgão, o trabalho geral foi bem avaliado e, está, praticamente, encerrado. “O trabalho foi bom, encerramos o Censo Demográfico 2022, mas, desde dezembro viemos fazendo um trabalho de verificação no município, para melhorar esses dados”, ressaltou.

Ele esclareceu, contudo, que os dados finais, os quais serão divulgados pelo IBGE, em breve, serão tornados públicos, “provavelmente, até o final de maio, para acesso de toda a população”, citou Hubner.

Sobre os números apresentados nesta reunião, que mostrou, dentre tantos, um crescimento populacional de Mariana Pimentel, saindo dos 3.768 habitantes, no censo de 2010, para 3.912, em 2022, à confirmar, salientou.

“A população marianense teve um leve crescimento, frente ao último Censo, número não fechado, totalmente. Mas, foi um crescimento. É um resultado positivo frente aos demais municípios da região. Porque, a tendência destes outros é ficar com a população menor, do que em 2010. Parte disso, se explica pela média de moradores por domicilio, o tamanho das famílias que tem diminuído, como o número de filhos, jovens que migram para outros centros; isso afeta a média de moradores. Mas, Mariana Pimentel fechou com um censo levemente maior que o anterior”, ponderou.

Muitos números, em muitos municípios irão mostrar alguma redução das famílias, fatores ligados ao menor número de filhos, bem como a constituição familiar, mais àqueles atinentes às mudanças habitacionais, detalhou.

 

Setores em crescimento

Em sua apresentação, foram esclarecidos que eventos como a Pandemia, por exemplo, mais a busca por ambientes seguros atraiu um contingente populacional importante. “Setores como sítios de lazer, propriedades rurais, onde essas pessoas buscaram, a trabalho, segurança, parte pode ser explicado dessa maneira. Mas, teríamos de ter um estudo melhor por parte dos poderes”, analisou.

Por fim, outros elementos estatísticos, referendaram algumas coletas, dentre elas: maior presença de pessoas no meio rural, salientando à presença da agricultura familiar; desenvolvimento de políticas públicas no meio rural.

“O grande objetivo do censo é esse, prover os poderes, governos, com informações pra planejar direcionamentos em políticas públicas, enfim, ter esse diagnóstico, saber do município onde a população está e, quais suas carências, quais são os melhores temas pra investir”, referendou.

Melhoras na economia

Jonas Hubner concluiu dizendo que, em termos econômicos, o município de Mariana Pimentel, não deverá ter perdas econômicas decorrente dessa análise demográfica “o FPM não será afetado, porque Mariana está numa faixa de até 10 mil habitantes, que não sofrerá variação, assim funciona a regra: diretamente, não afeta. Não sei precisar, não é minha área. Mas tem repasses pra saúde, na educação, fundeb, matriculas, etc. que podem auxiliar nos repasses, mas tudo terá um reflexo na economia dos municípios”, finalizou.

Já o prefeito Luiz Renato Mileski Gonczoroski, considerou positivos os números, mas, adiantou que irá solicitar uma “revisão” em alguns dados apresentados, a exemplo, da presença de habitantes que residem em localidades limítrofes, atualmente, amplamente atendidas pelos serviços públicos da prefeitura de Mariana Pimentel.

Fonte: Ascom/Bira Costa – Jornalista/MTB/RS -17.746-Fotos: Bira Costa

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS