Um incêndio em um galpão de seleção e armazenamento de carvão causou um enorme prejuízo e deu um grande susto no produtor e comerciante Uilson Bischoff, morador da localidade de Indaiá, interior de Cerro Grande do Sul. Ele reside ao lado do estabelecimento que foi atingido pelo fogo e dormia na hora que o sinistro teve início.
Era por volta das 6h15min da manhã quando o fogo foi percebido pelo irmão de Uilson que reside próximo ao local, momento em que as chamas já se alastravam pelo galpão tendo atingido a máquina de selecionar carvão e a traseira do caminhão que estava na varanda.
Com o alerta as famílias se mobilizaram no combate ao fogo e logo uma grande quantidade de moradores vizinhos e de outras localidades chegaram pra auxiliar. Um açude próximo contribuiu para a eficácia do trabalho em conjunto do grupo de voluntários que aos poucos foi dominando a situação enquanto conseguiam salvar parte da produção estocada.
O Corpo de Bombeiros de Camaquã foi acionado e esteve no local ajudando a finalizar o extermínio das chamas.
Uilson revela que não sabe como o incêndio começou e afirma que sempre tem o cuidado de verificar o estoque e a produção diária para que não reste qualquer fagulha. Também garante que todos os aparelhos elétricos permanecem desligados enquanto não estão trabalhando.
O comerciante disse que ainda não calculou os prejuízos, mas que está conformado pelos danos serem apenas materiais. A máquina de seleção ficou completamente avariada pelo fogo e cerca de cinco mil quilos de carvão foram queimados, além do galpão que ficou parcialmente destruído. A empresa não tinha seguro.
“Graças a Deus está todo mundo bem. Nem sei como agradecer a todo mundo que veio ajudar. Muita gente de todo lugar e que sem eles a tragédia teria sido muito maior”, comentou.