“Um grande batalhador em prol da própria vida. É um grande guerreiro que nos ensina todos os dias e nos dá exemplos a serem seguidos. Sempre com um largo sorriso no rosto que transmite a paz do seu coração. Nunca o vi triste ou queixoso. O bom humor é sua marca registrada”.
Essa foi a descrição que a coordenadora municipal da Cultura, Maria do Carmo Trescastro fez de Daniel Laux Suriz, 31 anos que é o homenageado da Semana da Pátria 2021 em Cerro Grande do Sul.
Na manhã desta sexta-feira, 03 de setembro, o ato cívico na praça central Admar Amazonas Coutinho de Oliveira, incluiu a homenagem a Daniel que esteve acompanhado dos pais Pedro Suriz e Ivone Laux, para receber o carinho da comunidade proporcionado pela iniciativa da prefeitura municipal, por meio da Casa da Cultura.
Daniel nasceu com hidrocefalia e mielomeningocele que lhe impõe limitações na rotina diária, inclusive pela necessidade do uso de cadeira de rodas para se locomover, contudo nada impede a sua participação ativa na vida social da comunidade, sendo extremamente querido em todos os lugares que chega e reconhecido pela sua perseverança enquanto ser humano.
Servidor público efetivo do município ele é lotado na escola municipal Fortaleza no cargo de secretário. Durante a homenagem recebeu mimos das direções de diferentes escolas em reconhecimento por sua dedicação à função que exerce.
Do poder público municipal recebeu uma placa com o seguinte enunciado:
“Gratidão pelo teu sorriso, bom humor e exemplo de perseverança. Cerro Grande do Sul te ama muito! Parabéns família pelo exemplo de dedicação e fé”.
A homenagem promovida vai ao encontro da proposta de educação municipal que neste ano desenvolveu um projeto que visa intensificar o trabalho junto as escolas para o fortalecimento do civismo objetivando a formação de bons cidadãos.
No semblante do homenageado estava estampada a satisfação pelo reconhecimento e quando questionado sobre o momento foi breve com as palavras pelo embargo causado pela emoção, contudo objetivo em traduzir seu sentimento.
“Estou muito feliz. Muito feliz pelos meus colegas estarem aqui”, destacou.
A professora Ivone Laux considerou que pela homenagem recebida seu filho esteve representando todas as pessoas especiais de Cerro Grande do Sul.
“Essa homenagem é muito importante pra nós e queremos estender ela a todas as pessoas com deficiências que talvez não tiveram as mesmas oportunidades que o Daniel. Esse apoio dos entes públicos é muito importante para o crescimento deles, seja na educação que é oferecida ou na assistência em saúde para a família num todo”, colocou.
O pai complementou falando do amor da família e do orgulho pela homenagem recebida.
“A gente faz tudo que pode e ficamos muito felizes em ver que todo mundo gosta dele. Onde ele vai está sempre sorrindo, todo mundo cumprimenta, levanta a mão e isso é muito bom. Essa homenagem é muito importante também pra nós que somos pais” revelou Pedro.
O ato cívico teve ainda a execução dos hinos Nacional e Municipal de Cerro Grande do Sul e o hasteamento dos pavilhões que foi acompanhado por um grupo de estudantes, educadores, autoridades locais e comunidade em geral.