O índice de crianças vacinadas contra a poliomielite subiu de 28% para 85% em Camaquã, na Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (7) pela prefeitura municipal.
O aumento da cobertura vacinal ocorreu após a realização de ações de vacinação.
Durante a primeira parte da campanha, que encerrou no início de setembro, o município teve baixa procura pelo imunizante. Diante disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) optou por realizar ações como a vacinação nas escolas de educação infantil, mutirão aos sábados no SESC, com atividades recreativas, bem como um grande mutirão de vacinação pelo interior.
A campanha contou com o apoio da Secretaria Municipal da Educação e Desporto (SMED) e das Equipes de Saúde da Família (ESFs).
Até o momento, o município já ultrapassou a meta de imunização com 98,89% das crianças na faixa etária dos 4 anos vacinadas.
As ações para alcançar aqueles que ainda não receberam o imunizante continuam, informou a prefeitura. A campanha de vacinação tem previsão de encerramento para o dia 22 de outubro.
“Ainda temos quase 450 crianças em nosso município que não receberam a dose da campanha, então pais e mães responsáveis, levem seus filhos que ainda não foram imunizados a uma das salas de vacina para receber a gotinha”, pediu o Secretário da Saúde, Luciano Pereira Dias.