Com cerca de 750 mil estudantes matriculados para o ano letivo de 2022, as aulas da rede estadual começam nesta segunda-feira (21/2) de forma 100% presencial e sem revezamento, conforme a Portaria 300/2021.
Em conversa com o ClicR, Nara Raphaelli, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Mem de Sá, em Cerro Grande do Sul, comentou que este será um ano de esperança e muito trabalho, tendo como objetivo a recuperação dos prejuízos causados pela pandemia. Ainda, Raphaelli mencionou que a escola – onde, atualmente, estão matriculados 670 alunos – conta com o suporte de três (3) supervisoras que estarão disponíveis para auxiliar os professores. A supervisora Sonia Mara irá assistir o ensino fundamental – do primeiro ao nono ano –, enquanto Andrea Zenker auxiliará nos primeiros anos do novo ensino médio. Por sua vez, a supervisão dos segundos e terceiros anos do ensino médio ficarão sob responsabilidade de Zenaide Gomes. Vale ressaltar que a escola conta com cinco (5) turmas de primeiro ano, cinco (5) de segundo ano e também cinco (5) classes de terceiro ano.
Para a retomada das atividades, todas as orientações sanitárias de prevenção à Covid-19 destinadas à rede estadual de educação do Rio Grande do Sul estão disponíveis no site coronavirus.rs.gov.br/ensino. A modalidade de ensino remoto ficará restrita apenas aos alunos que tiverem as devidas e expressas indicações médicas.
Entre as orientações, estão a obrigatoriedade do uso de máscara nas instituições de ensino, ambientes ventilados e higienização constante das mãos, além da recomendação de distanciamento social quando possível.
O ano letivo de 2022 será dividido em quatro bimestres. Este formato permitirá que o planejamento pedagógico tenha uma organização mais efetiva, com maior capacidade de resposta neste momento de recuperação das aprendizagens.
O recesso escolar ocorrerá de 25 a 31 de julho, o início do segundo semestre está marcado para 1º de agosto e o ano letivo terminará em 16 de dezembro.
Como novidade para o ano letivo de 2022, ocorre a implementação do Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, em todas as turmas de 1º ano. A iniciativa abrange cerca de 1.100 escolas e em torno de 100 mil alunos. Pela proposta, a carga horária total é de 1.000 horas. O novo modelo contempla 800 horas de Formação Geral Básica e mais 200 horas dos componentes obrigatórios que fazem parte dos itinerários formativos. O Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, surgiu como uma proposta para a renovação da oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes. Em relação às disciplinas que estarão incluídas nas grades de ensino das turmas do primeiro ano do ensino médio, a diretora Nara Raphaelli comentou que as turmas contarão com as seguintes matérias: projeto de vida, mundo do trabalho e tecnologia digital.
Ainda, a diretora da Escola Mem de Sá mencionou que no ano 2023 as turmas do segundo ano também contarão com os novos modelos do ensino médio. Por fim, a previsão é que em 2024 o novo ensino médio seja ofertado para todas as turmas do segundo grau.
Fonte: Ascom Seduc / Edição: Portal ClicR