18.6 C
Cerro Grande do Sul
domingo, novembro 24, 2024

Iniciada as atividades Farroupilhas em Sertão Santana

Tradicionalistas de Sertão Santana, estiveram neste domingo dia 15 de setembro chegando no CTG Tio Raymundo trazendo consigo a Chama Crioula e iniciando as atividades Farroupilha.

 

A chegada da Chama Crioula ocorrida perto do meio dia deste domingo (15), marcou a importante representação tradicionalista no município de Sertão Santana e o início das atividades Farroupilhas organizada pelo CTG Tio Raymundo, que tem como Patroa Aline Bischoff, a entidade é composta por 90% de mulheres.

Um grupo composto por 45 integrantes entre cavalarianos mais equipe de apoio, estiveram buscando a Chama Crioula na cidade de Sentinela do Sul.

Chama Crioula desde sua origem até Sertão Santana:

A chama, que simboliza a celebração dos Festejos Farroupilhas, foi gerada em Alegrete no dia 16 de agosto, na ocasião acompanhada pelos Cavaleiros da Lagoa do município de Tapes que conduziu a Chama até a Fazenda Três Irmãos, e no dia 13 conduzindo a Chama até o CTG Provincia de São Pedro.

E no dia 07 de setembro o grupo de tradicionalistas do CTG Guapos de Sentinela, se direcionam até a Fazenda Três Irmãos, retornando no domingo dia 08, conduzindo a Chama Crioula e iniciando suas atividades.

Já no sábado 14 de setembro tradicionalistas do CTG Tio Raymundo estiveram no CTG Guapos de Sentinela onde pernoitaram retornando com a Chama para Sertão Santana no Domingo 15 de setembro.

Rumo ao CTG Tio Raymundo

No despontar do sol, o grupo seguiu rumo a Sertão Santana, levando junto a Centelha da Chama Crioula, ao longo do percurso o grupo foi ganhando força com a presença de mais cavalarianos, andaram pelo centro da cidade, chegando por volta do meio dia no CTG Tio Raymundo onde já era aguardado pela comunidade e membros da patronagem.

Durante a cavalgada de ida e de volta, foi exaltado a disposição e determinação da jovem Isabela de 08 anos, que acompanhou todo o trajeto no lombo de seu cavalo.

Em frente ao CTG, ocorreu a execução do hino do Rio Grande do Sul, em seguida a patroa Aline Bischoff juntamente com Srº Luis Machado , transferiram a centelha para a Pira Crioula do galpão, que permanecerá acesa até o dia 20 de setembro.

Em seguida foi à vez de os cavalarianos apreciarem um apetitoso churrasco, já durante a tarde apresentações das Invernadas e muita animação com o grupo Embalo da Gaita. A programação segue até dia 20 de setembro, com muitas atividades que esperam os visitantes na sede tradicionalista sertanense, com destaque para a culinária campeira.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS