A empresa ARBORAM de Santa Catarina esteve em Arambaré neste sábado e domingo realizando trabalhos para a revitalização e preservação da centenária Figueira da Paz
O trabalho liderado pelo engenheiro florestal e diretor técnico da Arboran, Charles Coelho foi realizado em três etapas: Diagnóstico, Tratamento e Monitoramento
Foi realizado uma avaliação fitossanitária da Figueira da Paz, diagnóstico necessário para o posterior tratamento da centenária figueira e revitalização do seu entorno. O Estudo Técnico Preliminar, apontando as necessidades, foi apresentado pela Coordenadoria do Meio Ambiente ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, que, em concordância, aprovou o desembolso junto ao Fundo do Meio Ambiente para esta importante contratação.
Diagnóstico:
Atualmente, a equipe está mapeando a saúde da árvore, identificando pragas e outros fatores.
Tratamento:
Com o diagnóstico em mãos, serão feitos os tratamentos necessários.
Monitoramento:
A árvore será acompanhada para garantir sua saúde a longo prazo.
A equipe multidisciplinar esteve utilizando tomografia para verificar cavidades na árvore e realizando inspeções na copa com arboristas certificados pela ISA. Eles estão comprometidos em garantir a longevidade da figueira, com todo o cuidado e mobilização da comunidade e da prefeitura.
Giovanni Mendes, arborista certificado pela ISA, esteve realizando inspeções técnicas na copa da árvore para identificar pontos específicos que não podem ser vistos do solo ou com drones.
Marcelo Vitorino, engenheiro florestal, esteve utilizando tomografia para analisar a condição interna da figueira. Essa técnica permite entender a saúde do tecido interno da árvore, ajudando a tomar as medidas necessárias para melhorar sua condição.
A comunidade pode acompanhar as redes sociais da prefeitura para seguir todas as etapas desse importante projeto de revitalização!
Informações, fotos e video: ASCOM Prefeitura de Arambaré