Inscrições para expositores da Agricultura Familiar na Expointer abre dia 13

Feira acontece de 27 de agosto a 4 de setembro neste ano

O período para as agroindústrias familiares, empreendimentos de flores e de artesanato fazerem as inscrições para a Feira da Agricultura Familiar na 45ª Expointer começa na próxima segunda-feira (13). O prazo se estende até o dia 30 de junho. Neste ano, a Expointer ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Os empreendimentos devem se inscrever por meio das entidades representativas da agricultura familiar (Fetag/RS, Fetraf ou Via Campesina) e nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, conveniada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Para participar, as agroindústrias devem estar incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), com regularização ambiental, sanitária e tributária. O empreendedor deverá também apresentar no processo de inscrição o extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e um licenciamento sanitário válido e atualizado.

“O pavilhão da agricultura familiar na Expointer atrai muitos visitantes. É um espaço de interação entre os produtores e consumidores, apresentando a variedade e qualidade dos produtos da agricultura familiar”, declara Bruna Fogiato, diretora do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Seapdr.  Bruna destaca que mesmo com a restrição de público na feira do ano passado, as vendas alcançaram um bom resultado. “Para este ano, as expectativas são as melhores, iremos retornar com os sete mil metros quadrados do pavilhão, preenchidos com as agroindústrias e os demais empreendimentos”, afirma.

No ano passado, a agricultura familiar comercializou R$ 2,82 milhões em produtos coloniais, plantas e artesanato, mesmo com redução de público e de expositores em função das restrições sanitárias na Expointer. Foram 228 expositores em 210 estandes.

Para este ano devem ser oferecidos alimentos orgânicos, artesanato, queijos e embutidos, vinhos e espumantes, produtos de agroindústrias, entre outros. Já o tradicional Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar deve ser realizado com a inclusão de algumas novas categorias. E a Cozinha Show, organizada pela Emater, também deve ser retomada.

O Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer é organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf/RS), Emater-RS-Ascar, Via Campesina e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Todos estes órgãos e entidades reuniram-se esta semana, na Seapdr, para tratar de assuntos envolvendo o pavilhão.

Fonte: Seapdr

POLÍCIA

Mulher foi presa transportando crack junto com a filha de 12 anos

Na noite desta sexta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas que transportavam uma carga de crack escondida em uma mochila. A ação...

Homem é morto com paulada na cabeça em Camaquã

Mais um caso contribuiu para o aumento nos índices de criminalidade do município de Camaquã, na madrugada deste sábado (25). Um homem de 40 anos...

Polícia Civil prende seis pessoas durante operação em Camaquã

Na tarde desta quarta-feira (23), uma megaoperação contra os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio foi realizada no bairro Bom Sucesso,...