Iniciou hoje (10) o período de inscrições para a versão impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os interessados devem se inscrever por meio da Página do Participante até o próximo dia 21.
Nesta edição, os candidatos poderão realizar o pagamento da taxa de inscrição via PIX e cartão de crédito. Contudo, o pagamento também pode ser feito por meio de boleto, que deve ser solicitado na Página do Participante e pago em agência bancária, agência dos Correios, casa lotérica ou aplicativo bancário.
A taxa de inscrição do Enem foi mantida, pelo quarto ano consecutivo, no valor de R$ 85. O prazo para efetuar o pagamento encerra dia 27 de maio.
O resultado dos recursos para isenção da taxa está disponível na Página do Participante. Candidatos que obtiveram a isenção não precisam realizar pagamento para confirmar participação.
Provas
A aplicação da prova acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro. O tempo de duração do exame será de 5 horas e 30 minutos no primeiro dia e 5 horas no segundo, ambos com horários contados a partir da autorização do chefe de sala para o início da avaliação.
A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início dos testes será às 13h30, com término às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), além de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia). Já no segundo dia, serão cobradas as questões de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep. Os resultados devem ser compartilhados até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação do exame.
Enem digital
O candidato que optar por esta versão não poderá realizar o exame em computador particular, mas deverá comparecer ao local de prova indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Serão disponibilizadas 101.100 vagas para os primeiros estudantes que optarem pela edição digital. Vale ressaltar que após concluir a inscrição, o candidato não poderá realizar alteração para a versão impressa.