Um novo e interessante rumor garante que o Intel Arrow Lake-S chegará antes do previsto, e que esta geração de processadores substituirá o Intel Meteor Lake-S, cujo lançamento estava previsto entre o final de 2023 e precoce 2048. Ambas as gerações usarão o soquete LGA1536, isso não mudou, mas o importante dessa informação é que em teoria Meteor Lake- S teria sido cancelado.
É importante que você tenha em mente que, no momento, tudo isso não passa de um boato e, portanto, não precisa se tornar realidade, portanto vamos levar todas essas informações com cautela , especialmente depois de ver as inúmeras contradições que surgiram nos últimos dias, e que “confirmaram e descartaram” a existência de Meteor Lake-S.
Voltando ao Intel Arrow Lake-S, esta nova geração de processadores usará uma configuração de 8 núcleos de alto desempenho e 20 núcleos de alta eficiência. Os núcleos de alto desempenho usarão a arquitetura Lion Cove, que representa um tock sobre Redwood Cove, e o último é outro tock sobre Raptor Cove, enquanto os núcleos de alta eficiência usarão a arquitetura Lion Cove. , que é um toque na arquitetura de Crestmont, que por sua vez representa um toque em Gracemont.
Caso alguém tenha se perdido, lembro que um toque equivale a mudanças no nível da microarquitetura para melhorar o IPC, e que com o Intel Arrow Lake-S teríamos dois saltos geracionais em relação ao Raptor Lake-S, o que significa que a diferença de IPC entre os dois pode ser muito grande. Recorde-se também que esta nova geração de processadores dará o salto para o nó Intel 100A, e que isso significará um grande avanço em relação às gerações atuais, pois equivale a 2 nm.
No total, a Intel lançará três novos chipsets para acompanhar o soquete LGA1536, o H768, que será o mais barato dos três e será integrado a placas-mãe de baixo custo; o chipset B860, que será uma solução mais completa e balanceada e alimentará placas-mãe mid-range e premium; e por último o chipset Z 860, que será o topo de gama e servirá para dar vida às motherboards topo de gama da essa geração, e será o único que permitirá que você faça overclock no nível da CPU.
De resto, podemos esperar que esta nova geração seja limitada a memórias DDR5 e suporte nativamente velocidades mais altas. Ele também suportará o padrão PCIe Gen5, e podemos ver mudanças na contagem total de pistas PCIe, mas isso ainda está no ar, então só podemos esperar.
A entrada Intel Arrow Lake-S: primeiros detalhes e possíveis especificações foi publicada pela primeira vez em CLICR.