O governador Eduardo Leite recebeu no Palácio Piratini, na tarde desta segunda-feira (21), os empresários Telmo Magadan, Cassiano Magadan e Matheus Andrade representantes da empresa Brain-Energy, que é desenvolvedora e investidora do projeto do parque eólico Capão Alto, em Tapes.
O encontro, organizado pelo deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP), também contou com a presença dos investidores Jorge Buchabqui e Rafael Buchabqui, e do prefeito de Tapes, Luís Carlos Coutinho Garcez.
Os idealizadores do projeto apresentaram informações mais completas do complexo eólico e suas vantagens, destacando detalhes do complexo de aerogeradores que o Rio Grande do Sul poderá receber.
De acordo com os empresários o novo parque de aerogeradores tem potencial para se tornar um dos melhores e mais eficientes do Brasil, dada suas características de produção energética diurna. O potencial de abastecimento estimado seria capaz de suprir as necessidades de uma população de 1 milhão de pessoas.
Para Marcus Vinícius, natural da região, a construção do parque eólico pode ser um divisor de águas para a Costa Doce. “Este empreendimento mudará o perfil econômico e social de toda a região. Trará empregos, renda e milhares de oportunidades.”, disse.
O investimento para a construção gira em torno de R $1,09 bilhão, com capacidade para gerar 239 megawatts de energia. O parque eólico Capão Alto – como foi definido o nome – ficará em uma área de 3 mil hectares. A previsão para conclusão da obra é para 2024.
Fonte: Ascom Gab. Marcus Vnicius