17.4 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 8, 2024

Irmãs gêmeas são aprovadas em mais de 30 faculdades de medicina

As irmãs gêmeas Sarah e Samyra Aramuni, residentes de Teixeiras de Freitas, na Bahia, foram aprovadas no curso de medicina em mais de 30 universidades públicas no Brasil. As jovens de 19 anos concluíram o ensino médio em 2021, em uma escola pública do Estado baiano, e atualmente estavam estudando em formato online. “Ainda não caiu a ficha, mas é realmente muito gratificante”, disse uma das jovens.

As estudantes, que compartilhavam o mesmo desejo de prestar vestibular para medicina, fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realizaram suas inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “No primeiro dia eu coloquei duas universidades. Aí, quando eu coloquei o resultado, não tinha passado em nenhuma das duas. Quando fui olhar as outras universidades, eu tinha passado em muitas. Isso foi muito bom, porque a gente pôde escolher para onde a gente vai”, relata a estudante Sarah. Dentre as opções, as irmãs decidiram ingressar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde alcançaram o segundo e terceiro lugar na lista de aprovados.

Aspirando a aprovação, as meninas já haviam realizado outros testes em 2021, mas não obtiveram bom desempenho. Todavia, em uma nova tentativa, após uma rotina de estudos de mais de dez horas diárias, Samyra e Sarah conseguiram aprovação.

A universidade pública era a única opção das jovens para realizarem o sonho de se tornarem médicas. “Um curso com 50% de desconto e ainda é R$ 5 mil a mensalidade, então não tinha outra forma”, comentou Sarah.

Assim como as filhas, a mãe das meninas tinha o desejo de ser médica, mas por conta de alguns percalços não pôde realizar o sonho. Contudo, hoje celebra a aprovação das filhas. O pai das estudantes também comemora: “É um momento que vai trazer muito crescimento para elas e vai trazer muitas alegrias para todos nós”.

Algumas das faculdades onde as garotas obtiveram bom desempenho são: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

RELACIONADAS