13 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, maio 20, 2024

J.S. Produção e Comércio de Mudas, voltou suas atividades

Após um ano de portas fechada, neste mês de março a J.S. Produção e Comércio de Mudas voltou as atividades em Sertão Santana .

O Portal ClicR esteve conversando neste dia 01 de março com o Engenheiro Agrônomo Jauri Schaker, que nos contou um pouco de sua história e destacou que devido a uma cirurgia nos dois joelhos teve que fechar as portas de seu comércio de mudas por um ano, mas que agora votou a tender o público e também nos explicou um pouco sobre a qualidade das sementes e das mudas.

 

Engenheiro Agrônomo

Engenheiro Agrônomo Jauri Schaker

Jauri trabalhou 10 anos como Engenheiro Agrônomo no Rio Grande do Sul em duas empresas de sementes de hortaliças, trabalhando de 1994 a 1998 na empresa Top Sid com sede no Rio de Janeiro, sua função basicamente era desenvolver o produto, para assim criar demanda para o vendedor poder vender mais sementes, como estratégia montou muitos dias de campo voltado para os agricultores com parcerias de muitas agropecuárias, além de desenvolver o produto e montar o dia de campo, Jauri também realizava palestras e visitas aos agricultores onde muitas vezes deixava amostras de sementes e assim conquistava clientes.

Já no início de 1999 Schaker começou a trabalhar na empresa Feltrin onde atuou até 2005, realizando o mesmo trabalho contudo desta vez com uma maior expansão trabalhando além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em seu trabalho percebeu que o mercado que estava crescendo era a comercialização de mudas, nos relatou que já em meados de 2000 o produtor já não queria mais fazer mudas, pois além de perder tempo as vezes não se tinha o conhecimento necessário para se obter um muda de qualidade, se tornando mais viável levar a semente até os viveiros, vindo a comprar as mudas.

 

Estufa Própria

Pois bem a ideia ganhou forma e ainda em 2005 Jauri investe em sua própria estufa para produção de mudas, comprando um sitio depois do Pampas Safari em Gravataí no bairro Itacolomi, ótima localização perto da Ceasa onde adquiriu conhecimento com muitos produtores, contudo a falta de segurança no local fez o agrônomo repensar, onde no dia 15 de setembro sofreu uma tentativa invasão em sua residência, passando por momentos de tensão.

Jauri desistiu de investir nesse local e um ano depois vendeu seu sitio, já em Sertão Santana recebeu incentivo de sua mãe dona Miloca Schaker que indagou: “por que não coloca uma estufa de mudas aqui na cidade?” Jauri explicou que não se tinha tradição de fazer mudas de verdura em grande volume na cidade.

Então novamente sua mãe insistiu: “Porque não faz um sistema diferente de venda, direto para o produtor?”

Na ocasião dona Daiana moradora de Sertão Santana esteve adquirindo mudas produzidas pelo Engenheiro

 

Sertão Santana

Então em dezembro de 2005 deu inicio a construção de sua estufa, num sistema diferente iniciou a venda de mudas em dúzia, onde até então não se tinha, pois, as vendas eram tudo em bandeja numa média de 100 ou mais para cada cultura desejada.

Em abril de 2006 Schaker iniciou suas atividades, começou distribuindo cartão, visitando agropecuárias em municípios vizinhos e as vendas foram crescendo nesse sistema de venda por dúzia.

Mas claro que se o produtor encomendar uma grande quantidade de mudas independente da cultura Jauri estará prontamente produzindo para seu cliente.

 

Cirurgia

A cirurgia em 2022 para colocação de prótese nos dois joelhos, deixou o agrônomo impossibilitado de realizar trabalhos na estufa, cirurgia essa que deveria ter sido feita antes, mas como estava iniciando a pandemia teve que esperar até o início do ano passado, dia 15 de fevereiro de 2022 realizou a cirurgia no joelho direito, após meio ano no dia 23 de agosto cirurgia no joelho esquerdo. Também devido a pandemia mais especificadamente 2020/2021 sua clientela aos poucos foi diminuindo, contudo, recentemente muitos já estavam perguntando quando retornaria o serviço da J.S. Produção e Comércio de Mudas.

 

Semente estação e cultura

Especialista em produção o agrônomo Jauri explicou que trabalha com mudas de cultura de época, no momento com mudas de verão, mais adiante mudas de inverno, destacando inúmeras culturas de mudas, também explicou que só trabalha com sementes hibridas nas mudas crucíferas como brócolis, repolho, couve flor e couve chinesa, Couve, outras culturas trabalha com semente especifica da época, ou seja, não se tem perda, ao contrário de mudas que são feitas com sementes comuns onde produtores perdem bastante.

“Dentre as muitas culturas, existe alface de inverno e verão, por isso é importante esse conhecimento na hora de produzir, pois na hora comprar muda o produtor pode estar comprando uma muda de alface digamos completamente fora da sua estação” explicou Jauri.

A J.S. Produção e Comércio de Mudas está localizada na Ricardo Lawrenz esquina com a rua Carlos Augusto Feiden nº 332. Informações pelo fone:  (51) 9.9911-7818.

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS