21.4 C
Cerro Grande do Sul
domingo, maio 5, 2024

Jovens concluem Curso de Empreendedorismo e desenvolvimento para a Juventude Rural

No dia 10 de agosto de 2023, o Centro de Treinamento da EMATER em Montenegro foi palco da solene Formatura de 29 jovens que concluíram o III Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural.

Lasiela, que é mãe de Bruno Bridi, de Sentinela do Sul, se mostrou agradecida pelo filho ter tido a oportunidade de participar. “Para nós foi muito importante o curso, principalmente para o Bruno, que se criou na terra e nós queremos que permaneça. Nós agradecemos a todos os coordenadores e a todos que ajudaram esse curso a fluir”, ressalta.

Além dos familiares, prestigiaram a formatura a representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emanuelle Cavazini Magiero, o gerente da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Elias Davi Kuck, o prefeito de Sentinela do Sul, Paulo Roberto de Souza Coutinho,  que também desempenhou o papel de representante dos prefeitos dos municípios da Região Centro Sul, abrangendo Camaquã, Sentinela do Sul, Sertão Santana, São Jerônimo, bem como das regiões dos Sinos e Paranhama, que englobam os municípios de Presidente Lucena, Morro Reuter, Lindolfo Collor, Novo Hamburgo, Sapiranga, Nova Hartz, Igrejinha e Triunfo. Representante das cooperativas Sicredi, Paulo Alex Falcão. Kuck agradeceu a oportunidade de convivência com os jovens nestes seis meses e a confiança dos pais depositada na Instituição. “Eu vejo essa formação como possibilidade de permanência para os jovens no meio rural e que essa escolha seja uma escolha de vocês e não por falta de escolha. Se ficarem no rural, que seja com qualidade de vida e geração de renda”, completa.

 

Além do Prefeito de Sentinela, estiveram presentes na solenidade a assessora da Secretaria de Agricultura do Município, Catiele Dávila, e Vanessa M Postingher, gerente do Sicredi de Sentinela do Sul. Não menos importante, os familiares dos quatro jovens do município que se graduaram no referido curso também marcaram presença. São eles: Artur Camargo, Bruno Bridi, Julia Ruiz e Taíse de Abreu.

A terceira edição do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural iniciou em março de 2023 e teve módulos em abril, maio, junho, julho e a cerimônia de encerramento em 10 de agosto. Participaram jovens de Camaquã, Mariana Pimentel, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Dois Irmãos, Igrejinha, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, Sapiranga e Triunfo.

O curso teve como objetivos a construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural, incentivo ao protagonismo e empreendedorismo tanto social quanto econômico ou ambiental, reforçando perspectivas de sucessão rural. Dividido em seis módulos, os encontros ocorrem uma vez ao mês e duram dois ou três dias, perfazendo uma carga horária de 30 horas divididas em três períodos (manhã/tarde/noite).

Os jovens, junto com suas famílias, assumiram a responsabilidade na elaboração de projetos individuais e/ou comunitários, considerando os aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais de suas realidades, bem como das suas vivências e trocas de experiências oportunizadas no curso. Estes projetos foram apresentados no último módulo, que ocorreu nos dias 9 e 10 de agosto, e partiram das demandas dos jovens e de suas famílias.

O acompanhamento dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar assegurou a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, permitindo o replanejamento de estratégias, a obtenção de novas perspectivas, o desenvolvimento de projetos inovadores e a transformação pessoal dos participantes.

Por meio dessa abordagem, os jovens, juntamente com suas famílias, assumiram a responsabilidade pela elaboração de projetos considerando as dimensões sociais, econômicas, ambientais e culturais. As experiências vivenciadas, a experimentação e a partilha de conhecimentos foram fundamentais nesse processo.

É relevante ressaltar que o curso foi possível graças à parceria entre o Sicredi Centro-Leste, Sicredi Interestados, Sicredi Pioneira, Sicredi Caminho das Águas e as Prefeituras Municipais. A colaboração dessas entidades demonstrou o compromisso conjunto em capacitar a juventude rural, promovendo um impacto positivo na sustentabilidade e no desenvolvimento das comunidades locais.

Informações: Prefeitura Municipal de Sentinela do Sul 

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS