A quinta-feira (19/12) foi de comemoração para 16 jovens rurais que concluíram o Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural no Centro de Treinamento de Montenegro (Cetam). Além dos dois municípios da região a solenidade de formatura foi uma grande festa também para as famílias e os alunos de Dom de Alcântara, Itati, Viamão, Ivoti, Charqueadas, Osório e Montenegro. Todos participaram de seis módulos de aulas práticas e teóricas, totalizando 168 horas de curso.
A formatura encerra o sexto módulo do curso, ministrado pela Emater/RS-Ascar, em convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Em cada módulo, por três dias, os jovens receberam informações e construíram conhecimento a respeito de Turismo Rural, olericultura, criações, agroecologia, mecanização rural, gestão rural, compostagem, agroindústria, comercialização e comunicação e divulgação do meio rural. O curso também foi uma oportunidade para os jovens de diferentes recantos do Estado trocarem experiências, terem momentos de lazer, convivência e estabelecimento de novos laços.
Em seus discursos representando a turma, Aline Teixeira Maia, de Dom Pedro de Alcântara, e Priscila Piccolotto, de Charqueadas, emocionaram os familiares, autoridades e instrutores ao falarem da trajetória delas, das expectativas, das proximidades e das diferenças e do quanto amadureceram durante o curso. “Obrigada por abrirem as janelas dos nossos olhos para o mundo”, ressaltou Priscila, enquanto Aline destacou o carinho e a dedicação de todos os instrutores e coordenadores do curso.
A motivação dos jovens para as atividades rurais e a modificação do perfil deles ao longo dessa caminhada foram percebidas também pelas famílias. O pai de Michele, Custódio Budelon, de Barão do Triunfo, afirma que a filha andava desmotivada em sem vontade de permanecer no meio rural ou fazer algum projeto. “Agora ela está motivada e esperamos que siga com projetos para dar continuidade ao nosso trabalho”, avaliou Sérgio.
Já Gilberto Ritter, pai do jovem rural de Itati, Samuel, comentou que o curso foi o melhor que poderia ter acontecido ao seu filho. “Ele não sabia o que ia fazer até iniciar o curso e agora tem planos. Ele entrou um menino no curso e saiu um homem”, ressaltou.
Prestigiaram a solenidade de formatura e entrega de diplomas o diretor administrativo da Emater/RS, Vanderlan Vasconselos, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Ademir Santin, o representante do prefeito de Montenegro, agrônomo Felipe Lampert, a coordenadora estadual do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural da Emater/RS-Ascar, Clarice Vaz Emmel Bock, e os prefeitos de Dom Pedro de Alcântara e de Itati, Dirceu Machado e Flori Werb, além de secretários municipais, integrantes de conselhos municipais e de cooperativas.
Vasconselos disse aos jovens que eles são privilegiados por terem recebido ensinamentos de um corpo técnico de mais de 30 profissionais da Emater/RS-Ascar extremamente qualificados e que espera que esses conhecimentos sirvam para a vida e que sejam usados para que se qualifiquem, melhorem as condições de produção, permaneçam no meio rural e contribuam para a manutenção da agricultura. “Porque o produtor rural é responsável pelo abastecimento não só de suas famílias, mas também de quem vive na cidade, ou seja, são eles que sustentam a produção dos nossos alimentos”, analisou.
Fonte: Emater-RS / Carine Massierer