Chegaram, na madrugada de 27 de agosto, da Polônia, os cinco jovens dom-felicianenses – Adriel Markowski, Adriano Silva, Eduardo Tarnoski, Sabrina Rutikoski e Danilo Sortica que participaram do projeto “Polska Jes w tobie” (A Polônia está em você), financiado pelo governo e senado poloneses.

Eles estiveram hospedados na cidade de Pultusk, no Dom Polonii, e visitaram locais em Varsóvia, Cracóvia e Wadowice. A hospedagem e passagem, a partir de São Paulo, foi por conta do governo polonês. O objetivo é manter a cultura e língua nos lugares de colonização polonesas. Foram acompanhados do Consul Honorário do Rio Grande do Sul, Sérgio Sechinski.

Eles também foram entrevistados pela TV Polonesa e tiveram encontros com autoridades, como o Ministro das Relações Exteriores, Szymon Szynkowski, quando apresentaram a música folclórica “Piękna Nasza Polska Cała”, e o jovem Adriano dançou a chula gaúcha.

Em Dom Feliciano, estudam  a língua com a professora Clélia Maria Olszewski.

“Quando fui em 2001 andei pela Polônia e não tive problemas com a língua geracional falada aqui”, diz a professora, “por isso repasso o que sei aos jovens e crianças para que mantenham viva a língua dos antepassados”. Na viagem, eles estão tendo a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos linguísticos e conhecer a história e cultura polonesa.

Com informações da Prefeitura Municipal de Dom Feliciano