A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) realizou, na manhã de ontem (16), a formatura do curso “Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rura”. A solenidade ocorreu no auditório da Afubra, em Camaquã, na Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul.
A especialização iniciou em abril e contou com a participação de mais de 30 jovens das localidades de Camaquã, Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo, Sertão Santana, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul, Cristal, Chuvisca e São Jerônimo.
Durante o andamento do curso, os estudantes elaboraram projetos individuais e comunitários, “considerando os aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais de suas realidades, bem como das suas vivências e trocas de experiências”, explicou a Afubra.
Ao Portal ClicR, Micael Oliveira Cunha, de 27 anos, falou sobre a importância da formação. Ele faz parte do grupo de jovens que concluiu a especialização.
“Foi muito gratificante poder ter essa oportunidade de participar do curso. Essa troca de informações entre jovens e professores agregou muito mais conhecimento para ser aplicado na propriedade”, disse.
Os trabalhos executados deram aos jovens a oportunidade de adaptar às suas realidades os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Cada propriedade tem sua particularidade e desafio a ser enfrentado”, relatou Cunha, que escolheu trabalhar o tema “gestão rural” em seu projeto.
A aluna Lizandra Hollas Laux, de 29 anos, residente de Sertão Santana, buscou “aprimorar os conhecimentos e realizar conexões e troca de experiências para poder se tornar referência em sua atividade”, revelou a Afubra.
“Acredito que falta apoio das famílias com relação às novas tecnologias que os jovens conhecem, que não tem a oportunidade de mostrar que são aliadas do agricultor familiar. A ajuda externa está ao alcance dos jovens; é só aproveitar”, comentou Lizandra para a assessoria da Afubra.
Colaboradores
As aulas foram promovidas pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), que realizou o acompanhamento técnico, orientando na elaboração dos projetos.
O curso também contou com o apoio das seguintes instituições: Afubra, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e prefeituras da região.