10.5 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, maio 16, 2024

Lançada a Expoagro Afubra 2020

Com muitas homenagens e destaque para a evolução da feira ao longo dos seus 20 anos de promoção, foi lançada na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, a 20ª Expoagro Afubra.

A solenidade que ocorreu no Parque da Expoagro Afubra, Rincão del Rey, município de Rio Pardo/RS, reuniu diversas autoridades políticas e dirigentes de entidades ligadas ao setor agrícola, que foram prestigiar o ato e reforçar as parcerias por mais uma edição da feira que é uma das mais importantes do setor no estado. A promoção deste ano também é comemorativa aos 65 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

O presidente da Afubra, Benício Albano Werner falou sobre a novidade deste ano que é um dia a mais na programação da feira que se estende até o sábado.

“A iniciativa vem atender a um pedido do público urbano que não conseguia visitar a Expoagro durante a semana em função do trabalho e que agora poderá prestigiar o evento. Também vem ao encontro dos anseios das agroindústrias pois é justamente este púbico que aprecia os produtos coloniais e vão pode fazer as compras no sábado”, explicou Benício.

Neste mesmo sentido o presidente revela que a expectativa dos organizadores é de superar os números de visitantes e de negócios em relação as edições anteriores com a atração de mais pessoas à feira. Para tanto o evento deverá trazer ainda mais novidades neste ano na área cultural, incluindo shows artísticos que ainda estão sendo contatados, com a possibilidade da participação de Renato Borghetti com o projeto Fábrica de Gaiteiros.

Para o coordenador geral da Expoagro Afubra 2020, Marco Antonio Dornelles, a evolução do evento, desde sua primeira edição em 2001 também reflete sua importância no sentido de destacar as potencialidades da produção regional de fumo e servir de ferramenta de aproximação dos agricultores à novas tecnologias de produção.

“Nossa equipe técnica e as entidades parceiras trabalham sempre para construir uma programação que contemple as demandas dos nossos agricultores para que os visitantes possam conhecer aqui as novidades do setor e direcionar seus investimentos de uma forma mais precisa que vá garantir retornos”, declarou Dornelles.

A diversificação de cultura ao longo dos anos na região produtora de tabaco também foi um dos assuntos que esteve em destaque nas análises de quem fez uso da palavra no ato de lançamento. Os números revelam que a produção de alimentos já representam um grande percentual da renda dos agricultores que não diminuíram a produção de fumo, mas diversificaram sua produção e tiveram suas rendas aumentadas.

A importância do tabaco na balança comercial também esteve em pauta, assim como a necessidade de mais representantes políticos que defendam a categoria junto aos órgãos de governo, considerando o grande número de famílias que se dedicam ao cultivo no sul do país, sobretudo no Rio Grande do Sul e da contribuição econômica desta cadeia produtiva.

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS