Projeto: Seival e os caminhos de Garibaldi, realiza lançamento do “Seival” nas águas do Arroio Velhaco em Arambaré
Em 2019 iniciou-se a construção da embarcação, a iniciativa é um projeto ousado do professor Antônio Carlos Rodrigues que envolveu uma mudança de cidade, doações vindas da Itália e até acesso a um registro fotográfico raro da embarcação.
Rodrigues reconstruiu o barco Seival, usado por Giuseppe Garibaldi (1807-1882) durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), também foi realizado eventos para arrecadação de recursos que veio a auxiliar na aceleração da construção.
Veio a pandemia, trouxe dificuldade para todos. Apesar de todos os contratempos, e nesta mesma data, porém em 2021, a embarcação está sendo apresentada a comunidade, vencendo uma grande etapa. Não está terminado, a partir de agora, iniciará as ações pedagógicas, será outra etapa a ser vencida.
O professor e apoiadores, são gratos a todos que de uma forma ou outra nos auxiliaram para está grande etapa, porém reforçam o pedido, a quem puder e quiser colaborar com apoio financeiro, objetos antigos referente a embarcações náuticas da época, aos interessados na vela, para ser um marujo e participar das próximas batalhas.
Seival nas águas de Arambaré
Neste sábado (12/03), o barco Seival será baixado na água na barrinha do arroio Velhaco, no Caramuru para ajustes dentro d’água, e início de atividades do Roteiro 2022 na Lagoa dos Patos.
Mastro e outros instrumentos serão montados já dentro da água. A navegação, estimada em meses e até anos, percorrerá municípios costeiros, como São Lourenço, Pelotas, Cristal, Rio Grande e Laguna, destino das investidas de Garibaldi dois séculos atrás. Há um sonho em vista: alcançar o mar, depois de um período de aperfeiçoamento pelos rios, e chegar à Itália.
O lanchão Seival saiu do estaleiro localizado aos fundos do Ginásio Municipal de Esportes Wadilau Niemxeski de Camaquã às 8h30min, percorreu até a cidade de Arambaré de onde iniciará suas atividades.
O causador de tamanho interesse tem nome e medidas bem definidas: Seival, 15 metros de comprimento, 12 de altura e 183 anos de batismo. Cópia do barco foi levada de carreta, em um comboio pela BR 116 até a Lagoa dos Patos — ancorado no ponto em que seu original esteve em 1839.
A reconstrução do barco que teve sua história na navegação vinculado ao período Farroupilha, construído, sob o comando de Giuseppe Garibaldi, tem como objetivo promover estudos acerca da nossa história, desenvolver o turismo, propiciar educação, cultura e lazer às comunidades locais.
Neste 2022, a missão do lanchão — como eram classificados no século 19 — não envolve tiros de canhão ou embates entre as tropas. O objetivo é conscientizar o público para a educação ambiental, além de preservar a história do período, salienta o professor Antônio Carlos Rodrigues, 58 anos, idealizador do projeto.
O lanchão está à disposição da comunidade para desenvolvimento de projetos socioambientais nas cidades ribeirinhas da Lagoa dos Patos e rios contribuintes.
Financiamento italiano, de familiares de Anita e Garibaldi
A montagem de casco, mastro, convés e outras estruturas exigiu cerca de R$ 500 mil de investimento. Os valores foram buscados pela Associação Amigos do Seival, além do apoio de comerciantes da região.
A propulsão não é a vela como a da epopeia dos farrapos: um motor foi instalado no porão, e teve parte de sua compra financiada por parentes de Giuseppe e Anita Garibaldi, moradores da Itália, terra natal do desbravador.
Clique na imagem abaixo e conheça a Página da Associação Socioambiental Amigos do Seival