As manifestações iniciadas pelos caminhoneiros ganharam forte apoio popular desde que tiveram início, ainda na madrugada do domingo, 20 de maio.
Na tarde desta sexta-feira (25), os prefeitos de algumas das cidades da região declararam apoio incondicional ao movimento e fizeram um chamamento à população de suas cidades para que fosse feito um esforço coletivo no sentido de dar volume às concentrações junto as BR-116, durante este sábado (26).
Já nas primeiras horas da manhã de hoje as movimentações iniciaram e de Sertão Santana, Cerro Grande do Sul, Sentinela do Sul e Tapes, muitas pessoas em caminhões e veículos leves se dirigiram para a esquina de Tapes em apoio aos manifestantes que já estão no local desde a terça-feira (22).
Lideranças políticas municipais e de entidades de classe fizeram uso do sistema de som montado no local e em suas falas ficou claro o alinhamento de ideias quanto ao descontentamento geral da população com a atual política nacional. Os discursos também elencaram uma série de melhorias necessárias, evidenciando que o movimento não é mais uma causa somente dos caminhoneiros pela redução do preço dos combustíveis, mas um apelo popular por uma política mais justa e honesta.
Outro ato organizado por lideranças dos municípios de Barão do Triunfo e Mariana Pimentel, resultou na concentração de um grupo de manifestantes das duas cidades junto ao entroncamento da ERS-711 com a BR-116, no Passo da Estância. No local pneus foram queimados e faixas foram instaladas para evidenciar o apoio a paralisação dos caminhoneiros.
Em Camaquã a população vem demonstrando, desde o início da semana, apoio aos caminhoneiros e cada vez mais pessoas se concentram junto ao asflato, nos postos de gasolina.
O comércio da cidade e entidades estão doando alimentos e materiais de higiene e limpeza aos manifestantes e até mesmo uma escala com cardápio foi montada para garantir a permanência da paralisação enquanto for necessária.