Com sinalização insuficiente, acessos inacabados e ausência de recursos básicos em trechos duplicados, usuários clamam por segurança em rodovia federal
Atendendo ao apelo de comerciantes, caminhoneiros e usuários da BR-116, o deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP) cobrará do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) intervenções e melhorias nos trechos de Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul, Tapes e Camaquã.
Apesar dos avanços significativos com a duplicação da rodovia, parte das obras entregues apresentam sinalização deficitária, ausência de acessos às estradas estaduais e municipais, bem como passarelas de pedestres e pontos de ônibus.
A carência destes elementos vem gerando preocupação nos cidadãos que se sentem inseguros ao transitar nestes trechos, visto que sem os componentes de segurança necessários, os riscos de acidentes na via são reais.
Nesta terça-feira (03), reunido com superintendente do DNIT, Pedro Luzardo Gomes, o parlamentar relatou a apreensão que tem tocado os usuários da BR 116, e cobrou melhorias necessárias para se adequar aos padrões de segurança regulamentados. “A duplicação da BR 116 foi uma conquista histórica para a região. No entanto, é necessário garantir que, após tantos anos de luta, seja entregue um serviço completo”, pontua o parlamentar.
Em Camaquã, por exemplo, o acesso no entroncamento com a ERS 350, apesar da conclusão da nova pista na federal, até o momento não foi liberado. Além de afetar o trânsito urbano da cidade, uma vez que o fluxo de Chuvisca e Dom Feliciano circula pelo centro do município, o local se tornou ponto de aglomerações, rachas e pegas.
Outro aspecto que vem afligindo os estabelecimentos comerciais localizados às margens da rodovia é a imposição do DNIT para que os proprietários arquem com obras de acostamento e pistas de aceleração e desaceleração. De acordo com os empreendedores, essas intervenções são de alto custo e incompatíveis com a realidade econômica dos comerciantes locais.
Na avaliação de Eduardo Bortolotti, administrador do Paradouro e Restaurante Casa Rural, é indiscutível os avanços trazidos com a duplicação, porém os serviços exigidos dos comerciantes para acesso à estrada são muito onerosos. “As exigências que estamos recebendo chegam a custar mais de R$ 200 mil. Para qualquer empresário da região é impossível arcar com tais despesas”, comenta.
De acordo com o Superintendente do DNIT, ao longo deste mês, mais placas de sinalização serão instaladas, além de um estudo para a construção de passarelas. Com relação a abertura do acesso à ERS 350, um novo projeto de rótula será apresentado à comunidade até setembro, visando o desbloqueio e sua conexão com BR 116. Uma audiência ampliada, com a presença de lideranças políticas e comunitárias será realizada na próxima semana, detalhando os ajustes e investimentos que serão aplicados.
Fonte e foto: Ascom Dep. Marcus Vinicius