Uma reunião articulada pelo deputado estadual Marcus Vinicius (PP), na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), tratou sobre a necessidade de medidas de segurança e de melhora da sinalização no trecho antigo da BR-116, entre Guaíba e Camaquã.
Além do parlamentar, estiveram presentes o vice-prefeito de Barra do Ribeiro, Vitor Mottin (PP), o vice-prefeito de Camaquã, Abner Dillmann (PSDB) e o engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente do DNIT.
O grupo da Costa Doce informou ao representante do órgão federal que por conta da sinalização precária da rodovia, muitos buracos e falta de reparos do trecho antigo, estão ocorrendo diversos acidentes na região, inclusive com vítimas fatais, causando dor e sofrimento aos usuários da estrada e preocupando moradores que utilizam o trecho diariamente.
Ficou acordado no encontro que será dada atenção especial ao pleito com a destinação de equipes de trabalho que façam a implantação de sinalização mais segura para os motoristas.
Para Marcus Vinícius, natural da região, é de extrema importância uma medida incisiva no trecho sul da BR-116, já que a alta taxa de circulação diária e a má condição de tráfego da estrada colocam em risco os motoristas. A precariedade da sinalização, principalmente, nos pontos onde se oscila de trecho duplo para pista simples, traz insegurança para todos que circulam.
“A fiscalização e a cobrança têm de ser constantes enquanto representante da população da Região Costa Doce, ainda mais quando se trata da segurança de diversas famílias que trafegam no local”, disse.
A duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas já chega a mais de 62% dos trechos concluídos. Contudo, o cronograma de conclusão dos serviços segue sendo alterado e prorrogado com frequência. A previsão para encerramento das obras ainda segue sem data definida.
Fonte: Acsom Gab. Marcus Vinicius