Um grande público compareceu no parque municipal de eventos em Mariana Pimentel neste sábado (14) para prestigiar a festa em comemoração aos 30 anos do município. A programação elaborada pela equipe da prefeitura municipal incluiu uma série de atrações artísticas e culturais para contemplar as mais diversas preferências em entretenimento.
Celebração religiosa
As atividades oficiais iniciaram à tarde com a missa celebrada pelo pároco, Pe. Daniel José Alves da Silva, na igreja católica matriz Nossa Senhora do Rosário. A abertura da celebração teve a participação especial do prefeito Renato Gonkzoroski, vice-prefeito Betinho Golanski e do presidente da Câmara Municipal, Iago Lima conduzindo as bandeiras do município, do Rio Grande do Sul e do Brasil, respectivamente, além da corte adulta do município.
Padre Daniel destacou o desenvolvimento do município ao longo das três décadas de sua independência, agradeceu em nome da população e rogou a Deus que continue derramando suas bênçãos sobre o território municipal e seus moradores. O religioso também lembrou os 133 anos de imigração polonesa que deram origem a Mariana Pimentel.
Programação infantil
No parque municipal de eventos a tarde foi marcada pela grande presença de crianças da rede de ensino no município que monitorada pelos educadores e equipes das escolas aproveitavam para se divertir nos brinquedos infláveis montados no local.
Para completar a diversão da criançada, após o lanche, a tarde encerrou com o show de mágica de Chris Keyne. Do palco o artista arrancou aplausos e expressões de espanto com seus truques e brincadeiras. Ele também interagiu com o público infantil que pode participar no palco como “ajudantes de mágica”.
Solenidade oficial
Já no início da noite ocorreu a solenidade oficial em comemoração aos 30 anos de Mariana Pimentel quando as autoridades subiram ao palco para saudar os visitantes e prestar homenagens ao município. O ato contou com bolo de aniversário que teve as velinhas sopradas pelo prefeito Renato Gonczoroski ao final de um animado “Parabéns a você” entoado pelo público.
Durante os pronunciamentos a secretária municipal de Educação e Cultura, Vera Almeida falou da satisfação em poder estar fazendo parte da história local e contribuindo com um setor tão importante para a comunidade.
Representando o Legislativo, o presidente da Casa de Leis, vereador Iago Lima, destacou a iniciativa dos pioneiros na luta emancipacionista, citando o primeiro prefeito Paulo Ziulkoski, como um dos líderes do movimento que criou o município e que hoje ocupa o importante cargo de presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), de onde segue dando seu apoio as questões locais.
Betinho Golanski primeiramente destacou a alegria em rever e poder conversar com muitos moradores do município que se reuniram entorno das festividades. O vice-prefeito fez uma menção a cada um dos prefeitos que governaram Mariana Pimentel ao longo dos 30 anos e agradeceu a contribuição de cada um ao desenvolvimento local. Ele também destacou o papel dos vereadores no processo político-administrativo, uma vez que importantes projetos passam pela Câmara Municipal onde são apreciados, discutidos e votados.
O prefeito Renato pontuou que o evento é pensado na cultura e no entretenimento como forma de agradecimento à comunidade marianense pelo papel que cada um dos moradores exerce e representa na sociedade fazendo com que o município se desenvolva. O prefeito relembrou de outras grandes festas já promovidas pela administração municipal atual e por outras que a antecederam, pontuando que esta dos 30 anos marca uma retomada dos eventos no pós-pandemia.
O administrador fez questão de mencionar o empenho dos servidores municipais que trabalharam para a organização da programação, desde o embelezamento da cidade para receber a todos até o último detalhe que envolve uma promoção festiva.
Finalmente o prefeito considerou que a gestão atual do município, sob seu comando, tem tido importantes conquistas em prol da população e que seguirá empenhando esforços para buscar melhorias que contribuam para a excelência do serviço público municipal.
Homenagens
A noite também foi de beleza, glamour e boas recordações na festa de Mariana Pimentel através da homenagem prestada a todas as cortes municipais, desde a primeira edição da escolha. Os organizadores reuniram as diversas vencedoras do concurso que iniciou em 1994 com o nome de Barspol e que mais tarde, em 2006, passaram a ser chamadas de soberanas.
Cada rainha ou princesa, incluindo as mirins (juvenis), tiveram a oportunidade de brilhar mais uma vez quando as cortes foram chamadas em ordem cronológica ao palco, ano a ano, para receber um mimo e o reconhecimento do público.
Momentos da história foram revividos pela idealizadora do concurso, Adriana Tormem que também recebeu uma homenagem especial e foi agraciada com um mimo entregue pela primeira rainha da Braspol, Naira Baidek.
Shows e música
A chuva fina que caiu insistentemente durante a noite não espantou o grande público que se aglomerou sob os lonões para aproveitar os shows culturais e musicais que se seguiram ocorrendo no evento.
A primeira atração artística ficou por conta do grupo de danças da Associação Polonesa Vicente Mietlick que apresentou números de danças típicas dos colonizadores do município. O colorido das vestimentas, a música alegre e o rodopiar dos casais em exímias coreografias pelo palco prenderam a atenção dos espectadores e arrancaram aplausos.
Pra animar a turma que curte o sertanejo universitário, a dupla Anderson & Matheus subiu ao palco interpretando sucessos que estão na boca da galera. Rolou tietagem, fotos, vídeos e muita dança.
Pra fechar com chave de ouro a banda Portal da Serra tomou conta do palco do evento cantando os seus maiores sucessos. Em ritmo de bailão o evento entrou madrugada adentro com os casais arrastando o pé no tablado e cantando juntos.
Uma praça de alimentação incluindo comidas típicas da gastronomia polonesa e estandes comerciais completavam as atrações da festa.
Em seguida publicaremos a galeria de fotos.
Atualizada às 15h40min