21.6 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, novembro 18, 2024

Mariana Pimentel concluí etapa do Plano Municipal de Turismo e projeta avanços nesta área para 2024

O Município de Mariana Pimentel e o SEBRAE construíram, ao longo do ano de 2021 o Plano Municipal de Turismo (PMT).
Nele está contido todo um diagnóstico técnico e muito preciso a respeito dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades do município marianense. O estudo foi dividido em tópicos: a construção do Plano de Ações, por meio de oficinas com os empreendedores também assistidos; a Identidade e o Posicionamento Turístico, por fim, a Priorização destas Ações.
De acordo com a consultora e responsável pelo estudo, Ivane Fávero, foi concluído após toda a tabulação de dados que de forma positiva contou favorável a maneira participativa, integradora e planejada, aliada ao aspecto coletivo local para o sucesso dos resultados.
“É importante sensibilizar a comunidade local sobre o valor do município e para a importância do turismo. É fundamental que todos entendam a relevância da atividade turística como forma de diversificar a matriz econômica do município. E que os ganhos advindos desta atividade poderão beneficiar a todos, com investimentos diretos e indiretos”, sublinhou a consultora Ivane, em sua conclusão formatada num caderno de mais de 70 páginas.
Este caderno do PMT, aliás e seus resultados foram apresentados, na última semana, junto ao Gabinete da prefeitura, em reunião com a Gestora de Projetos do SEBRAE/RS, Jussara Cruz Argoud, da Gerência Regional Sul de Pelotas, com o chefe de Gabinete, Gabriel Bolzan e o diretor municipal de Cultura, Turismo e Desporto, o jornalista, Bira Costa.
A compilação desse vasto material que faz parte da 1ª Fase, foi explicado, bem como seus resultados. Por parte do SEBRAE, nesse aspecto, seguirá, agora, a elaboração da 2ª Fase, quando, com apoio do Sicredi, dos empreendedores monitorados, cerca de seis deles, de vários segmentos irão avançar na construção e implementação dos produtos turísticos locais.
Por parte do Governo Municipal, este processo foi importante, pois revelou de modo claro todo o potencial turístico presente os quais poderão ser melhor trabalhados de várias formas, a partir de agora. Já em reunião junto ao Sicredi, à tarde, o grupo de empreendedores que estão recebendo a monitoria técnica do SEBRAE, conversaram a respeito da continuidade desse projeto.
Na formatação, o Sicredi irá entrar com valor, viabilizando a sequência desse estudo, e, os empreendedores, com uma parte também. Na reunião, além deste grande acordo, ficou claro o potencial do turismo rural com que Mariana Pimentel se enquadra, inclusive, segundo o SEBRAE, dos 33 municípios da região do órgão, em 22 destes Mariana tem grande importância.
Ao final dos dois encontros, no Poder Público e no Sicredi, foi apresentada uma revista elaborada pelo SEBRAE, que contém todos os demais municípios envolvidos no projeto regional. Por fim, o diretor de Cultura, Turismo e Desporto, Bira Costa considerou todos estes avanços fundamentais para que o turismo da cidade seja melhor valorizado e aproveitado a pleno, tanto interno quanto ao público externo.
“Faremos o melhor para construirmos uma parceria entre todas estas forças vivas da sociedade em direção ao bem comum da cidade, usando o campo do turismo e da cultura como referenciais importantes”, concluiu Bira Costa.
AssCom/Marcelo Ayres

RELACIONADAS