Através da Instância de Governança Regional – IGR – Costa Doce, os municípios que fazem parte desta região turística e os que pretendem fazer parte, estão organizando-se dentro dos critérios pré-estabelecidos pelo Ministério do Turismo para realização da atualização do Mapa Turístico Brasileiro.
Mariana Pimentel atualmente não faz parte da Região Costa Doce no Ministério do Turismo, porém, neste ano, através do trabalho do setor de Turismo da SMEC está sendo possível coletar todos os documentos necessários para fazer parte da Região Turística Costa Doce e alcançar a visibilidade em âmbito regional, estadual e nacional, inclusive o Plano Municipal do Turismo, recebido em 17 de fevereiro, construído em dezembro de 2021 é um dos requisitos para estar no MAPA Turístico Brasileiro.
Para que serve o Mapa Turístico Brasileiro?
O Mapa do Turismo Brasileiro, que é o instrumento que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento de políticas públicas. Assim, é o Mapa que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério a partir de critérios pré-estabelecidos. Ou seja: se um município quiser participar da política nacional de turismo, ser beneficiário das ações do MTur ou mesmo pleitear recursos junto ao órgão é necessário estar oficialmente no Mapa.
Como o Turismo pode impactar a vida na comunidade?
Com o desenvolvimento do Turismo local, como ferramenta potencializadora, é possível movimentar a economia, comércios locais, mobilizar e incentivar ações para o desenvolvimento de novos produtos, atrair investidores e abrir espaço para novos projetos no município, gerando emprego e renda. Mariana Pimentel é um município rico em atrativos e belezas naturais, cachoeiras, cerros, e produtos exclusivos, uma joia bruta na região Centro-Sul que merece ser lapidada.
Abaixo o link do vídeo institucional que mostra um pouquinho das belezas de Mariana Pimentel.
ASCOM: Prefeitura Municipal de Mariana Pimentel