No dia 5 de de abril, o McDonald’s incluiu em seu cardápio a nova linha de hambúrgueres McPicanha, que faz referência ao corte nobre da carne. Contudo, a picanha não está presente entre os ingredientes do sanduíche. Na verdade, em seu lugar está apenas um molho com “aroma natural de picanha”.
Nesta quinta-feira (28), o Ministério da Justiça e o Procon São Paulo notificaram a rede de fast food McDonald’s, solicitando explicações a respeito da nova linha de sanduíches. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) também está investigando a campanha publicitária divulgada pela rede.
Em nota, o Procon informou que solicitou à empresa a apresentação da tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição dos ingredientes, assim como “documentos que comprovem o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo”. O McDonald’s tem até o dia 2 de maio para encaminhar as informações exigidas.
Em relação ao Ministério da Justiça, a pasta pediu para que a empresa compartilhe respostas a respeito do produto no período de 10 dias. Segundo o ministério, o McDonalds deve informar “se o produto tem picanha em sua composição, a porcentagem e se ocorreu alteração no percentual do corte após divulgação da linha de hambúrgueres”.
Pronunciamento McDonald’s
Em comunicado, a marca de fast food lamentou que as peças publicitárias divulgadas possam ter gerado dúvidas a respeito do produto. A rede também informou que irá ajustar a publicidade. Confira a nota divulgada pela empresa:
“A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco. Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara.”