Um médico foi ameaçado de morte na última segunda-feira (28) em Chuvisca, interior do Rio Grande do Sul. De acordo com informações do portal Donfa News, um suposto paciente teria tentado esfaquear o profissional. Mas, o Doutor João Carlos Noal, por motivos de saúde, não estava atendendo na secretaria de saúde do município.
O médico procurou a equipe de reportagem do Donfa News para relatar o caso. Noal conta que um homem identificado pelas iniciais G.C.S. estava portando uma faca e tentou coagir a equipe que trabalhava no local, inclusive a médica substituta.
O agressor em potencial queria consultar com Noal, mas, ao saber que ele não estava na unidade de saúde, começou a intimidar os profissionais ali presentes. Em trecho divulgado pelo Donfa News, o homem teria dito:
“Olha como está afiada [a faca] para matar o Doutor”
Ainda de acordo com o site, ele afirmava que sabia onde o médico morava e em tom intimidador, disse que iria encontrar a vítima. O suspeito ainda relatou que caso ele não obtivesse êxito em matar, seus familiares iriam concluir a ameaça.
Acionada, a Brigada Militar (BM) atendeu a ocorrência. G.C.S. foi orientando a se retirar do local. Não houve prisão, pois de acordo com a BM, o caso não foi registrado em flagrante.
As motivações do agressor não foram identificadas e divulgadas. O profissional da saúde disse que não conhecia ele. Um boletim de ocorrência foi registrado e a prefeitura do município deve ser notificada do ocorrido.
Outros casos
Conforme Noal, não é a primeira vez que ameaças são feitas na Secretaria Municipal de Saúde de Chuvisca:
“Infelizmente não é a primeira vez que ameaças e agressões acontecem aqui, em outras ocasiões e com outros profissionais também já aconteceu, não com esta gravidade”
Ele ainda se mostrou preocupado com a situação, pois, acha que medidas só vão ser tomadas, quando uma tragédia for, de fato, consolidada:
“Vamos esperar que uma tragédia aconteça para termos segurança? Atendemos 24 horas por dia sem nenhum tipo de segurança. Espero que a Prefeitura não fique omissa diante deste fato e tome providências.”