18.8 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, setembro 16, 2024

Mel Artesanal de Mariana Pimentel é Premiado no 12º Concurso da Agricultura Familiar da Expointer

Na última quinta-feira, 29 de agosto, a família Darski de Mariana Pimentel recebeu um prêmio de destaque no 12º Concurso da Agricultura Familiar, realizado durante a Expointer 2024. O mel artesanal produzido pela família conquistou o primeiro lugar na categoria Mel, evidenciando a qualidade e o cuidado na produção local.

A premiação reforça o sucesso do trabalho da família Darski, que em 2021 inaugurou a Casa do Mel com o suporte técnico da Emater/RS. A Casa do Mel oferece um produto 100% natural, feito de forma artesanal, preservando os benefícios nutricionais e medicinais do mel. A família utiliza as redes sociais para promover o consumo consciente e os benefícios de seu mel, destacando suas propriedades para a saúde.

Vania Darski recebe 1º lugar no 12º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar na categoria “Mel”

Nesta edição, o concurso recebeu 149 inscrições para nove categorias: doce de leite, queijo colonial, salame tipo italiano, linguiça de carne suína defumada, mel, vinho tinto de mesa seco, suco de uva, melado líquido e cachaça prata. O julgamento começou na segunda-feira (26/8) com uma banca composta por cinco jurados para cada grupo. Eles avaliaram diferentes critérios, geralmente associados a aspectos sensoriais: visão, paladar, olfato e tato. Os três primeiros colocados de cada categoria estiveram participando do Desfile dos Grandes Campeões da Expointer, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (30/8),  na Pista Central.

Durante a Expointer, os visitantes podem conhecer e degustar o mel premiado da Casa do Mel na banca 121. A participação na feira é uma excelente oportunidade para a família Darski ampliar a visibilidade de seus produtos e fortalecer a marca, apresentando suas especialidades a um público mais amplo.

O 12º Concurso da Agricultura Familiar, realizado no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer, contou com 149 inscrições em nove categorias, incluindo doce de leite, queijo colonial, salame tipo italiano, linguiça defumada, mel, vinho tinto, suco de uva, melado líquido e cachaça prata. A competição é um espaço para reconhecer e premiar a excelência dos produtos da agroindústria familiar.

Além do mel, os vencedores das outras categorias foram:

 

Salame Tipo Italiano:

1º lugar para Ag Dalla Vecchia (Aratiba), 2º lugar para Embutidos Fioresi (Tupanciretã) e 3º lugar para Viz Embutidos (Presidente Lucena).

Linguiça de Carne Suína Defumada:

1º lugar para Embutidos Bisolo (Frederico Westphalen), 2º lugar para Viz Embutidos (Presidente Lucena) e 3º lugar para Embutidos Hermes (Arroio do Tigre).

Cachaça Prata:

1º lugar para Alambique Belvedere Ltda (Augusto Pestana), 2º lugar para Cachaçaria Velho Alambique (Santa Tereza) e 3º lugar para Cachaçaria Pol (Marau).

Vinho Tinto de Mesa Seco:

1º lugar para Adega Carrini (Cacique Doble), 2º lugar para Vinícola Lorenzet (Flores da Cunha) e 3º lugar para Casa Zottis (Bento Gonçalves).

Suco de Uva Integral:

1º lugar para Tolotti E Cia Ltda (Barra Funda), 2º lugar para Orgânicos Mariani (Garibaldi) e 3º lugar para Sítio Rosa do Vale (Poço das Antas).

Queijo Colonial:

1º lugar para Ferrari Alimentos (Carlos Barbosa), 2º lugar para Ag Zago (Hulha Negra) e 3º lugar para Granja Cichelero (Carlos Barbosa).

Doce de Leite:

1º lugar para Estrelat (Estrela), 2º lugar para Queijaria Tradição (Nova Petrópolis) e 3º lugar para Dah Rê – Agroindústria Konzen (Salvador das Missões).

Melado:

1º lugar para Agro Produtos Liane (Vera Cruz), 2º lugar para Agroindústria D´Fonte (Dezesseis de Novembro) e 3º lugar para Rodeio da Figueira (Candelária).

A vitória da família Darski é um motivo de orgulho para a comunidade de Mariana Pimentel e demonstra a alta qualidade dos produtos da agricultura familiar local.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS