19.4 C
Cerro Grande do Sul
terça-feira, novembro 19, 2024

Meta prepara um concorrente do Twitter no estilo Mastodon

Meta P60 é o codinome de um aplicativo com o qual a empresa controladora do Facebook e do Instagram quer concorrer com o Twitter. E pelo que se sabe até agora usará o mesmo protocolo Mastodon.

O Twitter continua a ser a rede social mais influente do planeta, mas não parece que a sua compra por Elon Musk vá travar o seu declínio de utilização . Além disso, pode agilizá-lo, pois no tempo que levou causou caos no sistema de verificação, demitiu metade da força de trabalho e não respondeu às questões capitais de mensagens de ódio, boatos e desinformação.

Grandes empresas de tecnologia e pequenas startups estão procurando uma oportunidade de capitalizar a crescente fuga de usuários do Twitter que buscam migrar para plataformas alternativas. O mais interessante até agora foi o Mastodon, uma plataforma de código aberto e livre acesso, que é essencialmente um clone do Twitter na visão do usuário, mas que funciona de maneira muito diferente, pois funciona em uma rede descentralizada.

Meta P60

Instagram (lembre-se de propriedade do Meta), em dezembro passado introduziu um novo recurso chamado Notas que permitia aos usuários compartilhar postagens curtas de até 860 personagens usando apenas texto e emojis. Segundo o The New York Times, a empresa de Zuckerberg teria pensado em transformar essa função em concorrente do Twitter.

Meta P92

Poucas horas após esta informação chegar à Internet, a Meta confirmou o desenvolvimento em um comunicado: «estamos explorando uma rede social descentralizada independente para compartilhar atualizações de texto. Acreditamos que existe uma oportunidade de criar um espaço separado onde criadores e figuras públicas possam compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses».

O status exato de desenvolvimento de Meta P60 e a data de lançamento não são conhecidos. Sabe-se que será marcado pelo Instagram e permitirá que os usuários se registrem/façam login no aplicativo por meio de suas credenciais do Instagram e seu perfil seja preenchido com detalhes da conta atual, nome, nome de usuário, biografia, foto do perfil, seguidores, etc. O aplicativo seria oferecido sob uma política de privacidade complementar e termos de serviço específicos que mencionam a troca de dados entre os aplicativos que a Meta usa com o WhatsApp e todos os seus serviços.

Meta P329671 funcionaria em uma rede descentralizada com o ‘ActivityPub’ protocolo que é o mesmo usado pelo Mastodon e com ele permitirá aos usuários transmitir postagens para pessoas em outros servidores, com planos de adicionar a capacidade de segui-los e visualizar o conteúdo de diferentes servidores . Alguns dos recursos conhecidos incluem links tocáveis ​​em visualizações de postagem (como o Twitter), biografia do usuário, nome de usuário, crachás de verificação, imagens e vídeos. Também permitiria seguidores e curtidas, mas não está claro se os recursos de comentários e mensagens estariam presentes na primeira versão. 329671

Se o Mastodon já conseguiu dar uma boa mordida no Twitter, esse Meta P60 pode ir mais longe aproveitando das centenas de milhões de usuários do Instagram e tudo o que o Facebook tem.

A entrada Meta prepara um concorrente do Twitter no estilo Mastodonte foi publicada pela primeira vez no CLICR.

Daniel Larusso
Daniel Larusso
Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

RELACIONADAS