17.8 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou hoje (29) a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. O caso ocorreu em Belo Horizonte/MG.

A vítima era um homem de 41 anos, que residia em Pará de Minas/MG, a cerca de 80km da capital mineira. Ele estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, onde morreu na quinta-feira (28). Em nota, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou que o homem já estava hospitalizado devido a outras condições clínicas graves.

Até ontem, o Brasil já havia confirmado 978 casos de varíola dos macacos, com registros em 15 estados e no Distrito Federal. Os casos por localidade são: São Paulo (744), Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44), Paraná (19), Goiás (13), Bahia (5), Ceará (4), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Tocantins (1), Mato Grosso (1), Acre (1), Santa Catarina (4) e no Distrito Federal (15).

No sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença como uma emergência de saúde global. A decisão teve como base o surto do vírus que se espalhou em vários países, aumentando o risco de uma disseminação internacional.

RELACIONADAS