O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) registrou 22 novas profissões na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O anúncio foi realizado por meio da página oficial da pasta no site do governo federal. Atualmente, com as novas inclusões, o Brasil possui 2.269 ocupações reconhecidas.
Para que determinada profissão possa ser inserida na CBO, é necessário que uma pesquisa das atividades e do perfil da categoria seja realizada. “São levadas em consideração informações descritas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), demandas geradas pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), pelas associações e sindicatos (trabalhistas e patronais) e por profissionais autônomos. No decorrer desse processo, são realizadas entrevistas em imersão com os trabalhadores”, explica o MTP.
Ainda, conforme esclarece o Ministério do Trabalho e Previdência, as informações da CBO “alimentam as bases estatísticas de trabalho e servem de subsídio para a formulação de políticas públicas de emprego”. O órgão do governo comenta que a atualização no documento, referente às profissões, consideram “mudanças nos cenários tecnológico, cultural, econômico e social do país, que provocam alterações na dinâmica do mercado de trabalho brasileiro”.
Confira as novas ocupações reconhecidas pelo MTP:
- Obstetriz;
- Somelier;
- Profissional de organização;
- Perito judicial;
- Oficial de proteção de dados pessoas (DPO);
- Técnico em agente comunitário de saúde;
- Estampador de placa de identificação de veículos;
- Analista de e-commerce;
- Operador de manutenção e recarga de extintores de incêndio;
- Operador de usina de asfalto;
- Guarda portuário;
- Policial penal;
- Tecnólogo em agronegócio;
- Engenheiro de energia;
- Engenheiro biomédico;
- Engenheiro têxtil;
- Condutor de turismo náutico;
- Controlador de acesso;
- Greidista;
- Inspetor de qualidade dimensional;
- Técnico em dependência química;
- Skatista profissional.