Na última semana, moradores de Cerro Grande do Sul (RS) se reuniram para debater sobre os animais em situação de abandono no município. A questão tem preocupado a população, visto que a situação, além de ser dolorosa para os animais, gera um problema de saúde pública.
Cerca de 30 pessoas estiveram presentes no encontro, que ocorreu na noite de terça-feira (18), na sede da Câmara Municipal.
Após dialogar a respeito de possíveis soluções para o problema, os participantes optaram por instituir uma associação protetora dos animais. Assim, foi criada a Associação Amigos dos Animais (AADA) de Cerro Grande do Sul.
Na ocasião, também foi definida a comissão, composta pelos seguintes membros:
- Presidente – Marcia Oliveira
- Vice-presidente – Monize Tejada
- 1ª secretária – Renata Lindenau
- 2ª secretária – Telice Medeiros
- 1º tesoureiro – Lillia Gomes
- 2º tesoureiro – Paulo Schwalm
- Conselho fiscal – Isabel Wolfle, Carmen Laux e Andreia Tavares
- Suplente – Julia Oliveira
A AADA foi fundada com o objetivo de auxiliar na castração, tratamento de doenças e doação de animais em situação de rua e vulnerabilidade.
“Temos como objetivo, também, criar medidas e projetos de educação e conscientização à população em relação aos animais e cuidado para com eles”, disse a presidente.
Até o momento, três cachorros foram castrados, um cão vítima de atropelamento foi socorrido — e segue em tratamento — e dois gatos foram resgatados e doados.
“Por enquanto, todos os custos estão sendo pagos com doações que recebemos diariamente, mas, futuramente, quando a parte jurídica estiver pronta, poderemos realizar ações sociais em prol da associação para podermos continuar esse trabalho tão lindo, que hoje está apenas no início”, explicou Marcia.
A AADA está de portas abertas para aqueles que tiverem interesse em participar do projeto.