“No começo ninguém acreditava que eu pudesse viver do morango…. “
Durante esta semana o Portal ClicR esteve conversando com o Engenheiro Agrônomo Rafael Schönhofen morador da localidade Estrada Boa Esperança, interior de Sertão Santana que decidiu inicialmente apostar na cultura do morango e hoje comercializa morango e uvas in natura em feiras e estabelecimentos comerciais.
Início
Hoje Rafael e sua família tiram seu sustento da sua propriedade, local onde muito brincou quando era pequeno em momentos de lazer quando vinha nas férias, mencionando o nome de seus avós proprietários na época Arnaldo e Olanda Schönhofen, o espaço sempre foi arrendado a vizinhos que plantavam fumo. Rafael se criou em Porto Alegre vindo a trabalhar no Estado do Paraná, também na cidade de Cachoeira do Sul sempre atuando como Agrônomo, contudo no revelou que sempre tinha uma grande vontade de cultivar uva de mesa e outras culturas, foi então que em um determinado dia decidiu vir para Sertão Santana no ano de 2018 juntamente com a esposa e filhos e apostaram na cultura do morango.
“No começo ninguém acreditava que eu pudesse viver do morango, hoje pagamos todas nossas contas compramos nosso sustento com lucro do cultivo do morango..” explicou Rafael
Morango
A decisão de cultivar morango se deu pelo fato dessa fruta dar uma resposta rápida, explicando que em três meses faz a instalação da planta e três meses depois já começa a produzir.
Com o conhecimento de agronomia mais cursos para adquirir conhecimento, Rafael apostou na cultura do Morango, tendo plantado inicialmente 3.600 mudas, começou a produzir e a comercializar no mercado em Porto Alegre, onde tinha maior conhecimento. Lembrou que começou com duas estufas e que o primeiro dia de colheita deu um prato, a foto desse prato pode ser vista na página do Facebook “Família Schönhofen”, bem como fotos atualizadas de sua produção.
A produção de morangos começou a dar resultados, a família colhia em média 40, 80 kg por semana, trabalhando com duas qualidades de morango de clima neutro que produz praticamente o ano todo sendo elas: Albion e San Andreas e em breve deverá estar trabalhando com mais uma qualidade “Festival”, importante destacar que as mudas são importadas do Chile, Argentina e Espanha.
Outro fator importante que Rafael explicou é a dedicação com o cultivo, pois os morangos exigem um cuidado diário chegando a ir quatro vezes por dia nas estufas para fazer o manejo, também explicou que em março deverá estar chegando novas mudas para as duas estufas que estão sendo desativadas, ou seja, haverá uma renovação da cultura. Hoje com mais estufas e mais mudas cultivadas nosso entrevistado explicou que somente no ano passado (2022), foram colhidas uma média de 8 toneladas de morango.
Uvas sem sementes
Para falarmos da uva, Rafael explicou que com o lucro das vendas dos morangos se pagava todas as contas dando tranquilamente para se manter, contudo não se tinha aquele dinheiro a mais, então a família buscou apostar em uma nova cultura, até para não depender somente do morango.
Buscando oferecer qualidade ao consumidor e agregar valor ao seu produto Schönhofen, apostou nas uvas finas e plantou em torno de 500 pés de videiras, todas cobertas, explicou que antes no local onde foi plantada as uvas era um brejo, uma área abandonada onde ninguém se plantava nada foi então que em 2019 Rafael começou a limpar o espaço, ganhou apoio da Prefeitura de Sertão Santana pela secretaria de obras, e em junho de 2020 plantou 7 linhas de mudas de parreiras e em 2021 foi plantada mais 3 linhas na parte de baixo, cultivando neste espaço as qualidades de Uva Vitória, Isis e Núbia.
Vitória: É uma uva precoce, cor preta e sem semente, tem aparência de negrita por ser menor, contudo, é mais doce, muito usada para fazer cucas.
Isis: É uma uva mais tardia, coloração rosada, podendo chegar em março com uma coloração quase preta, seus cachos são de encher os olhos e também não possui sementes
Núbia: Esta uva de ciclo médio, coloração preta, se tem sementes, mas também uma uva de encher os olhos considerada a maior destas três.
A quantidade de uva já produzida ainda não foi precisa, pois a tendência é que as parreiras tenham mais produção nos próximos anos. No primeiro ano de produção fechou em 1 toneladas, já neste segundo ano ainda não tem a quantidade extada mais é certo que teve qualidade que dobrou a produção.
Não muito diferente do morango a uva também exige atenção e conhecimento, dentre os muitos cuidados que se deve ter Rafael destacou: o período certo da poda; contudo o mais trabalhoso é o chamado “Raleio” que é um processo simples no qual se retira o excesso de bagas presentes no cacho, promovendo um melhor desenvolvimento das bagas remanescentes devido a redução da competição por espaço e nutrientes.
Família Schönhofen
Marca registrada em embalagens bem como feiras “Família Schönhofen”, é uma marca que leva o sobrenome da família, a criação dessa marca se deu com a ajuda do Sicredi em parceria com o Sebrae.
“Lá no começo em 2018 nós tínhamos os morangos Schönhofen, e pela ajuda do SEBRAE na pessoa da Bruna e da Rosane, durante o ano passado, foi que a gente chegou nesse nome e logo onde mudamos para “Família Schönhofen”.
O casal Rafael e Vanessa agradece a todos que de uma forma ou de outra colaboraram nesta jornada até aqui auxiliando e incentivando de diversas maneiras, bem como a todos que os procuram e consomem seus produtos.
Família Schönhofen localizada na Estrada Boa Esperança, Sertão Santana, está sempre pronta para receber visitantes e oferecer seus produtos. Para maiores informações Fone / whats: (51) 9.9585-9923.
Visite a Página no Facebook da Família Schönhofen clique na imagem abaixo: