Na última quinta-feira (22), a Polícia Civil de Camaquã, na Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul, recebeu uma denúncia da Associação Protetora aos Animais de Rua (ARCA) sobre o crime de maus-tratos contra animais em uma residência no Bairro Getúlio Vargas. O local já havia sido alvo de denúncias em outras ocasiões.
Chegando à propriedade, os agentes encontraram três cachorros acorrentados, em ambiente insalubre, com pragas e sem abrigo da chuva. A casa onde a operação ocorreu é muito humilde, no entanto, havia muitos entulhos no pátio, informou a polícia.
Foram resgatados uma cadela de pelagem preta, um cachorro de pelagem amarela e um filhote. A cadela estava magra, com diversos carrapatos pelo corpo e abrigada dentro de uma casinha. O cachorro também estava muito magro, molhado, com carrapatos e preso numa corrente curta. Já o filhote estava com o corpo coberto por carrapatos.
Os animais foram recolhidos pela ARCA e encaminhados ao abrigo para atendimento veterinário.
A proprietária de um dos animais foi conduzida até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foi efetuado o registro de ocorrência. Posteriormente, ela foi liberada.
O caso seguirá sob responsabilidade da Delegacia de Polícia de Camaquã.