Sentinela do Sul – Nos dias 27, 28 e 29 de maio a Comissão Municipal de Mulheres da Comunidade de Potreiro Grande, em Sentinela do Sul, realizou o curso de processamento de frutas oferecido pelo Senar/RS em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sentinela do Sul e Tapes e o Clube de Mães União.
O curso foi ministrado pela nutricionista e instrutora Marjana Favin, que dedicou três dias para ensinar 13 mulheres a fazerem doces cristalizados e em calda, chimias, geleias, pectina, sucos para congelar e cricris da casca de banana e laranjas. Esse curso permitiu usar muitos frutos desta época do ano, tais como: mamão verde, banana, maracujá, kiwi, limão, bergamota, figo e maçã além desses foram utilizados chuchu, abobora, cenoura e batata doce.
Para a coordenadora de mulheres da Regional Sindical Camaquã, Josevane Duarte, iniciativas como esta são muito importantes, pois concilia a aprendizagem de fazer alimentos saudáveis para a família, e ainda possibilita aumentar a renda familiar, produzindo alimentos sem agrotóxicos e longe de conservantes. “Precisamos mudar nossos hábitos alimentares para que nossa saúde nos de um diagnóstico positivo e uma expectativa de vida maior”, salientou Josevane.