A flexibilização do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 na Costa Doce em ambientes ao ar livre públicos e privados iniciou na semana passada, porém alguns municípios foram além e estenderam a flexibilização também para ambientes fechados.
Decretos emitidos nesta segunda-feira (21) por algumas prefeituras tornaram facultativo o uso da máscara também em repartições públicas fechadas e estabelecimentos comerciais como supermercados, agropecuárias, lojas de vestuário, bazares e outros.
Porém as determinações não foram idênticas em todos os municípios. Tapes e Cerro Grande do Sul, por exemplo, tornaram facultativo o uso da máscara em salas de aulas. Já no município de Mariana Pimentel segue obrigatória a utilização da máscara nos recintos fechados das instituições de ensino.
Em todos os municípios a máscara segue obrigatória, cobrindo boca e nariz, nos transportes coletivos de passageiros, nas unidades de serviço de saúde e em serviços de buffet em restaurantes e similares.
As decisões dos prefeitos se baseiam no Decreto Estadual 56.422 onde consta que os atuais indicadores epidemiológicos apontam a redução de internações, aliados à progressão de vacinação no Estado, permitindo também segundo ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), esta flexibilização.