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sexta-feira, novembro 22, 2024

Municípios querem alavancar hidrovias e novos empreendimentos portuários no RS

Para impulsionar o debate das hidrovias e seu potencial para o desenvolvimento local, Famurs criou a Comissão de Municípios Hidroviários, formada pelos prefeitos de General Câmara, Tapes e Barra do Ribeiro

 

Buscando estimular e promover o desenvolvimento de 67 municípios localizados nas costas de rios ou de lagoas navegáveis no RS, a Famurs, em parceria com a HidroviasRS e Sebrae-RS, reuniu nesta segunda-feira (22/05), prefeitos e autoridades estaduais e federais no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa para discutir o modal de transporte hidroviário e as políticas de desenvolvimento das hidrovias no RS. O evento contou com uma palestra especial do economista, navegador, empresário e escritor Amyr Klink. O primeiro homem a atravessar a remo o Atlântico Sul abordou as potencialidades das hidrovias interiores gaúchas.

– O RS foi pioneiro e modelo nacional no uso de canais navegáveis interiores, o que favoreceu o seu desenvolvimento a partir da vantagem competitiva do transporte aquaviário mais econômico e menos poluidor – observou o presidente da Hidrovias RS, Wilen Manteli.

No entanto, existem limitações, como a falta de divulgação das regiões potenciais e seus atributos para o exercício de múltiplas atividades econômicas, a ausência de políticas públicas visando o desenvolvimento das hidrovias, a centralização das autorizações que não permitem ao poder local a outorga de terminais portuários de pequeno porte e a inexistência de programas de dragagem e sinalização, elencou Manteli.

Foto: Guilherme Pedrotti

Assim como os países da Europa, Ásia e os EUA usam as hidrovias como base do seu desenvolvimento, a proposta da Famurs e demais entidade envolvidas no evento é propor alternativas e estudos para o aproveitamento econômico dos 67 municípios hidroviários.

– As áreas estratégicas nas costas dos rios e lagoas deveriam funcionar como atrativos para empreendimentos industriais, agrícolas, produção de energia, transporte de passageiros, logística, turismo, lazer, esportes náuticos, entre outros – acrescentou Manteli.

Outra meta é empoderar os prefeitos sobre o potencial dos rios como ativos naturais estratégicos, hoje subutilizados, que deveriam estar gerando riqueza e postos de trabalho, no sentido de que sejam explorados de forma sustentável em benefício de todos.

– É preciso criar uma cultura empreendedora que vai pensar o rio e seu potencial de desenvolvimento, tanto de polos industriais portuários como de turismo, ao mesmo tempo em que é necessário garantir políticas de investimento em dragagem para manutenção e recuperação das hidrovias – detalhou o presidente da Famurs, Paulinho Salerno.

O RS já possuiu no passado 1.200 km de hidrovias navegáveis, hoje, conta com 700 km.

O vice-presidente da Farsul, Fábio Avancini Rodrigues, sublinhou a importância do desenvolvimento das cadeias logísticas no RS e como os municípios serão beneficiados pelas potencialidades dos territórios hidroviários. Para o diretor técnico do Sebrae-RS, Ayrton Pinto Ramos, a instalação de plantas industriais e logísticas nas margens das hidrovias com fluxo de carga por iniciativas públicas e privadas reforçam a necessidade do desenvolvimento dos municípios.

– É nos municípios que estão as oportunidades de negócios e o empreendedorismo também nasce ali – avaliou Ramos.

Sem abordar aspectos sobre a flexibilização dos processos necessários para a implementação de empreendimentos em terrenos fluviais, o superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), José Renato Ribas Fialho, afirmou a necessidade de fazer o modal hidroviário conhecido pelos gaúchos, o que pode ajudar a retirar alguns entraves ambientais de uso do solo às margens dos rios.

– É preciso reconhecer a perspectiva da hidrovia como vetor de desenvolvimento não apenas uma via de transporte de mercadorias e pessoas – defendeu.

Fialho explicou que a competência para a autorização de terminais portuários é federal, conforme a constituição, e é delegada por lei à Antaq. No entanto, defendeu o envolvimento do Poder Local para fortalecer as políticas públicas de manutenção e ampliação das hidrovias no RS.

– A participação dos municípios é fundamental. Estamos tratando de um modal que disputa recursos com o rodoviário e ferroviário, o município que está lá na ponta é fundamental para dar força para a discussão – ponderou.

 

 

Criada Comissão dos Municípios

Para impulsionar o debate das hidrovias e seu potencial para o desenvolvimento local, de forma permanente, a Famurs criou a Comissão de Municípios Hidroviários, formada pelo prefeito de General Câmara, Helton Holz Barreto, que coordenará a comissão; de Tapes, Luiz Carlos Coutinho Garcez, e de Barra do Ribeiro, Jair Machado. Os municípios de Barra do Ribeiro e Tapes integram o Sistema Hidroviário Lagoa dos Patos – Lago Guaíba, que interliga o Porto de Porto Alegre ao Porto de Rio Grande. Fora do complexo lacustre, General Câmara possui um projeto que é referência na exploração do potencial hidroviário no rio Taquari, que pode servir de inspiração para iniciativas nos rios Jacuí, Caí, Sinos, Gravataí, que também são navegáveis.

A Gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Janaína Zago Medeiros, enfatizou que as micro e pequenas empresas representam 93% do total dos empreendimentos nos municípios hidroviários. “Esse cenário demonstra a importância do poder público fomentar e facilitar o ambiente de negócios, tornando-o mais amigável para quem quer empreender”, resumiu. Entre as ações está a criação de Salas do Empreendedor e a participação no programa Cidade Empreendedora, que podem ser os passos iniciais para uma nova cultura de empreendimento voltada ao potencial hidroviário.

O IV Encontro dos Municípios Hidroviários do RS recebeu apoio institucional do Sebrae-RS e da Portos RS.  Com a parceria Famurs, Sebrae e Hidrovia RS a expectativa é desenvolver um programa voltado também aos municípios de navegação de menor porte.

Crédito foto: ASCOM Prefeitura Municipal de Barra do Ribeiro

Prefeito de Tapes

Garcez que foi um dos participantes da palestra aproveitou a ocasião para recordar a importância do transporte hidroviário existente no município de Tapes décadas passadas.

O chefe do executivo lembrou que Tapes foi um dos maiores produtores de arroz do RS, e que a produção do grão, era escoada pela lagoa da mesma forma que a produção de charque.

“Naquela época a lagoa era a principal rota comercial que nós tínhamos. Esse fator contribuiu para que a nossa sede fosse erguida margeando à Lagoa dos Patos”, relembrou.

O prefeito que aceitou o convite para integrar a Comissão de Municípios Hidroviários da Famurs também falou sobre a importância da Lagoa dos Patos para o turismo regional.

“A hidrovia para nós é muito importante, não só comercialmente pela navegação, mas também no que se refere ao turismo. Nós temos a pretensão de utilizar cada vez mais a nossa Lagoa dos Patos para que o setor turístico contribua no desenvolvimento de nossa região”, ressaltou.

 

 

Prefeito de Barra do Ribeiro

O Prefeito Jair Machado, acompanhado pelo Secretário de Turismo Alexandre Medeiros, marcou presença no prestigioso IV Encontro dos Municípios Hidroviários do Rio Grande do Sul.

Durante o evento, o Prefeito Jair Machado aproveitou a oportunidade para entregar pessoalmente alguns convites especiais. Um deles foi destinado ao Presidente da Famurs, Paulinho Salerno, reforçando a importância da participação da entidade no 3º Velejaço Solidário de Barra do Ribeiro. Além disso, o Prefeito entregou convites aos Prefeitos de General Câmara e Estrela, representantes das cidades vizinhas, convidando-os a prestigiar o evento.

O 3º Velejaço Solidário de Barra do Ribeiro promete ser uma atividade memorável, fortalecendo os laços entre a população e o rio Guaíba. O evento contará com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e demais parceiros, que estão empenhados em promover uma programação diversificada e envolvente.

Barra do Ribeiro se prepara para receber velejadores, entusiastas do turismo náutico e todos aqueles que desejam vivenciar momentos únicos em meio às águas do rio Guaíba. O 3º Velejaço Solidário promete ser uma experiência inesquecível, unindo o prazer da navegação com a solidariedade em prol da comunidade.

ASCOM: Janis Morais/ Famurs, Prefeitura Municipal de Barra do Ribeiro, Prefeitura Municipal de Tapes

Redação CLICR
Redação CLICR
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