Em 2019, o município de Tenente Portela sedia a geração e acendimento da Chama Crioula, evento que abre os festejos farroupilhas em âmbito estadual. Trata-se de um dos maiores acontecimentos do tradicionalismo no Rio Grande do Sul, e acontece nos dias 16 e 17 de agosto, com a expectativa de reunir no município pelo menos mil cavalarianos das mais diversas regiões do estado.

O evento marca o início dos festejos farroupilhas de 2019.

Mantendo o ritual que teve seu início em 1947, cerca de mil cavaleiros das 30 Regiões Tradicionalistas, levam para os seus municípios uma centelha do fogo que é aceso na praça que leva o mesmo nome do município. A Chama Crioula é o maior símbolo do Tradicionalismo do Rio Grande do Sul. Sintetiza o sentimento de pertencimento de todos os gaúchos e amor a nossa cultura.

Durante o ato que se iniciou às 9h, foi realizado uma apresentação em reconhecimento aos feitos da Coluna Prestes e da influência dos povos indígenas na formação do povo gaúcho. A chama será conduzida pela Ordem dos Cavaleiros do Estado (Orcave) até o parque Águas de Moconá, onde estarão acampados os responsáveis por distribuí-la por mais de 300 cidades. O símbolo estará disponível no sábado (17), para ser levado obrigatoriamente a cavalo, como fez Paixão Côrtes, pela primeira vez no Parque Farroupilha em Porto Alegre.