A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ser emitida em novo formato a partir desta quarta-feira (1º). A troca do documento será feita de maneira gradual, na medida que os condutores solicitarem a 2ª via ou renovarem suas habilitações.
A nova CNH terá as cores verde e amarelo, além de novos elementos gráficos. As alterações na identidade visual devem dificultar falsificações do documento. Outra novidade é que, se desejar, o condutor poderá incluir na CNH nome social e filiação afetiva.
O novo modelo contará ainda com uma tabela identificando os tipos de veículos que o motorista está apto a dirigir. Informações sobre o exercício de atividade remunerada do condutor e possíveis restrições médicas também serão incluídas no documento.
Ademais, um código internacional utilizado nos passaportes será incorporado na nova versão do documento, possibilitando que o condutor embarque em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. A nova impressão contará com informações em inglês, francês e português.
Todas as mudanças estão previstas na Resolução nº 866, publicada em dezembro de 2021 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O documento também contará com a tecnologia QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico e digital.