Com o final do ano chegando, a ansiedade pelos grandes lançamentos de 2020 aumenta. Se sua curiosidade for pelo segmento das picapes compactas, já podemos ao menos amenizá-la.
A principal novidade do segmento no ano que vem será a segunda geração da Fiat Strada (sempre é bom lembrar que, durante mais de 20 anos, a picapinha foi vendida no Brasil usando sempre a mesma plataforma do Palio 1).
A revista Quatro Rodas preparou um apanhado de seis projeções das configurações cabine simples e dupla, usando como base o trabalho de apuração de seus parceiros Autos Segredos, primeiro veículo de comunicação no país a antecipar como será o visual do modelo.
O modelo será um derivado direto do Fiat Mobi, porém com dianteira reestilizada em relação à versão atual do subcompacto.
Já a traseira terá a base do furgão Fiorino e suspensões por feixes de mola herdadas da atual Strada. A grande sacada da Fiat, porém, será incluir lanternas inspiradas na Fiat Toro.
Conforme adiantado revista Quatro Rodas, a picape surgirá em versões cabine simples e dupla e com duas opções de motorização.
A configuração cabine simples será equipada com o motor 1.4 Fire flex, já antigo, que ainda é utilizado por Grand Siena, Weekend, Fiorino e atual Strada.
Tal propulsor, que gera 85 cv de potência com etanol, será acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
Outra novidade importante é que a nova Stradinha será a primeira picape compacta no Brasil (e no mundo, já que o segmento existe em poucos mercados) com quatro portas na configuração cabine dupla.
Para esta derivação, a Fiat escolheu um motor mais moderno, o 1.3 Firefly, também flexível, que equipa versões intermediárias de Argo e Cronos.
Ele rende 109 cv de potência e 14,2 mkgf de torque quando abastecido com combustível de origem vegetal.
O propulsor poderá ser acoplado a um câmbio tipo CVT, conforme já afirmado por executivos da marca, um casamento inédito proporcionado pela Fiat. Haverá também a opção de câmbio manual de cinco relações.
Atualmente, a Fiat Strada comporta 705 kg de carga em sua versão cabine simples e 685 kg naquela com cabine estendida. A capacidade não deve variar tanto para o modelo que está por vir.
Afinal, as dimensões também serão bastante parecidas com as da atual Strada, que mede 4,44 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 1,59 m de altura e 2,72 m de entre-eixos.
A nova geração da Strada, cuja manutenção do nome ainda não foi confirmada, começará a ser produzida em Betim (MG) no início de 2020, e deve chegar às lojas entre o fim do primeiro e o início do segundo trimestre.
Texto e imagens: Revista Quatro Rodas