Militar da reserva e formada em Estudos Sociais, Bianca Garcia Bürger comandará diversas ações em nível municipal, com foco em manter o patamar regional de destaque na Educação
A nova Secretária da SMEC, Bianca Garcia Bürger tomou posse há pouco menos de 30 dias, e, pretende, dar ênfase em sua gestão à melhoria dos mais diversos setores, acima de tudo, do aspecto pedagógico de ensino, junto à rede pública municipal.
“Irei procurar melhorar o nosso sistema de ensino, englobando o campo da segurança pública, dando maior tranquilidade aos alunos e familiares”, destacou.
Ela citou, sobretudo, da implantação de vários programas e projetos, como da alimentação saudável, nas quatro escolas municipais, tudo de modo supervisionado por uma nutricionista e equipe.
Relatou, ainda, do trabalho com os alunos junto a Banda Municipal, visando oferecer, “um aprendizado extraclasse, para que estes possam estar prontos a participar de diversos eventos”, acrescentou.
Projetos e programas em vigor
A nova gestora da educação lembrou, também, da recente criação do projeto de futebol escolar, no contraturno, no Campo do Parque Esportivo Municipal, e, ressaltou, da adesão do Governo Municipal a dois sistemas, um com foco nos alunos, o Projeto Aprova Brasil, e, outro, o SET Brasil, para os professores.
Em ambos, o material didático e suporte técnico é bem qualificado. O Aprova Brasil, por exemplo, “é um sistema pedagógico de ensino, pautado nas habilidades e competências preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também que subsidie as necessidades de formação continuada e de recursos tecnológicos que aprimorem o processo educativo, aproxime os estudantes e contribua para o seu efetivo desenvolvimento escolar”, frisa o setor.
Já o SET Brasil salienta da melhoria da qualidade da educação, sendo uma “formação contínua dos educadores, direcionado para ações que sejam capazes de orientar e mobilizar todos os envolvidos no processo de aprendizagem.”
A secretária Bianca Garcia Bürger pontuou, em sua análise, da oferta com que a SMEC dispõe aos alunos que se utilizam das linhas escolares, tanto, interligando suas moradias, quanto, levando os educandos aos grandes centros de ensino, como nas universidades de Guaíba, Canoas e em Porto Alegre, “todos têm um apoio, não somente técnico, mais pedagógico e logístico, completos”, reiterou.
Por fim, ela diz: “A gente tem de investir nestes três pilares: educação, saúde e na segurança”. Dão suporte à SMEC, seis servidores municipais.
Fonte e fotos: Ascom/Bira Costa Jornalista