Nova Sede e nova agência da Interestados RS /ES recebe certificação Internacional

Quando concedido o selo de certificação a Cooperativa chamava-se Sicredi Zona Sul RS

A Cooperativa, integrante do Sicredi, completou seus 35 anos de atuação e conforme planejado, concluiu a obra das suas novas sede e agência, em abril de 2020 e concretizou o seu projeto de expansão para o estado do Espírito Santo, trocando a sua nomenclatura de Sicredi Zona Sul RS para Sicredi Interestados RS / ES.

Edson Carlos Marques, Diretor Executivo da Cooperativa, esclarece sobre a intenção e os motivos desse projeto: “hoje somos mais de 70 mil associados em nossa Cooperativa e contamos com um quadro de 260 colaboradores, portanto, a necessidade de mais espaço físico foi um motivo relevante para a idealização de uma nova sede e de uma nova agência em Pelotas. No conceito do Cooperativismo as pessoas estão sempre em primeiro lugar, com esse ideal também sentimos a necessidade de oferecer conforto, disponibilidade e acesso. Além disso, marcar a presença institucional da Cooperativa e valorizar o seu município sede, promovendo maior proximidade com a comunidade local é um motivo muito relevante para nossa administração. Desejamos marcar as comemorações dos 35 anos na nossa área de ação com a entrega desse local para a nossa comunidade”.

O local da nova sede abriga o Conselho de Administração da Cooperativa, a Diretoria Executiva, as assessorias de negócios, crédito, gestão de pessoas, qualidade, comunicação e marketing, programas de relacionamento e toda a área administrativa, profissionais responsáveis pela formalização dos negócios gerados nas agências de toda a região. Além disso, o espaço possui salas de treinamento, e áreas de convivência para a realização de eventos.

Um dos diferenciais desse projeto é a presença de um auditório no local, com capacidade para 400 pessoas. A ideia de construir esse espaço junto à sede, foi inspirada na vontade de aproximação do Sicredi das pessoas, entidades e instituições, e no intuito de tornar o cooperativismo cada vez mais disseminado. Assim que possível, será utilizado para eventos promovidos e organizados pela própria Cooperativa, com promoção constante da educação cooperativa, formação de associados e sociedade em geral, no que tange o cooperativismo como promotor do desenvolvimento econômico das regiões. Posteriormente, será aberto diálogo para propostas, parcerias e convênios com organizações locais e regionais, “visando tornar a nossa sede um espaço de mais conhecimento, cultura, aprendizagem e aprofundamento do saber”, explica Jair Antônio Giacobbo, Diretor de Operações.

Conforme descrição enviada pela equipe que desenvolveu o projeto da obra, ela foi totalmente concebida para respeitar o meio ambiente e dar o exemplo para a comunidade, obtendo a certificação LEED como resultado das premissas técnicas adotadas.

O que isso significa?

LEED é o selo para construções sustentáveis concedido pela organização não-governamental United States Green Building Council. No Brasil, cerca de 1450 edificações possuem essa certificação.

 

O projeto da Sede da Sicredi Interestados RS, tornou-se a primeira edificação certificada LEED na região em que está inserida, conformando não só o entorno edificado daquele local, mas um exemplo a ser seguido pela indústria da construção que deve ter por objetivo não apenas as questões mercadológicas, mas principalmente a busca na construção de um mundo melhor e mais sustentável, o que garantira um futuro mais humano para as novas gerações, explica o arquiteto Rodrigo Gamboa.

 

A arquitetura buscou refletir os propósitos da empresa, de liberdade, cooperação e sustentabilidade, na busca por um planeta melhor, mais justo e humano. Por isso, Decisões de projeto como a utilização de brises solares orientados para a insolação crítica, utilização de vidros de controle solar, sistema de climatização eficiente, reutilização das águas pluviais e geração de energia renovável, além de incentivar o uso de meios de transporte eficientes, como carros elétricos e bicicletas.

 

Dados da Obra:

 

Projeto: DA | Departamento de Arquitetura

Execução: Andora Construções Ltda.

Construção iniciada em: Junho/2018

Entrega da Obra em: Abril/2020

Profissionais envolvidos direta e indiretamente: aproximadamente 1.700, ao longo de toda a execução.

 

Área Construída: 5.904,89 m2

Empresas e fornecedores envolvidos com materiais e prestação de serviço: mais de 450

Colaboradores atuantes na Sede: 42

Colaboradores atuantes na agência: 07

 

Informações: Sicredi Interestados RS / ES