Fonte: Ascom Seduc – Foto: Gustavo Gargioni
A versão final do novo currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul será conhecida na próxima segunda-feira (17), durante evento no auditório do Ministério Público, às 13h30, em Porto Alegre. O currículo está previsto para ser implantado no estado em 2019.
Na ocasião, integrantes da Comissão Estadual de Mobilização para Implementação do novo currículo irão apresentar o resultado do trabalho, que teve a participação de mais de 100 mil professores. Durante o período de contribuição, os educadores apresentaram sugestões para o documento denominado Referencial Curricular Gaúcho.
“Este é um processo que estamos trabalhando desde o início do ano. Agora o documento final está pronto e será apresentado para a sociedade”, explicou a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, Sônia Rosa.
Os debates sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental foram iniciados ainda em dezembro de 2017. Desde então, de forma pioneira no país, o Rio Grande do Sul iniciou a sua construção de forma compartilhada entre as redes municipal, estadual e escolas privadas, por meio de uma parceria inédita entre o governo do Estado, União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS).
No período, foram realizados encontros de trabalho nas escolas, em duas ocasiões, quando os professores se dedicaram exclusivamente a estudar e oferecer sugestões para o novo currículo. O documento também recebeu sugestões pela internet, por meio de uma plataforma exclusiva e foi alvo de uma consulta pública online.
“O Referencial Curricular Gaúcho é uma das respostas que preparamos com muito trabalho e de forma integrada para a melhoria da educação do Rio Grande do Sul, que avança pelo lado certo, que é o pedagógico”, ressaltou o secretário de Educação, Ronald Krummenauer.
No dia 26 de setembro, o novo currículo deverá ser aprovado pelo Conselho Estadual de Educação.
BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, funções complementares: a Base dá o rumo da educação, enquanto os currículos traçam os caminhos.