Os estudantes que desejam realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2024 devem estar preparados para mudanças. Ocorre que, nesta segunda-feira (14), o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou um documento indicando que, além das questões de múltipla escolha já aplicadas, o exame terá questões discursivas.
A primeira etapa da prova será composta por redação e perguntas gerais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto a segunda etapa será focada na área de conhecimento específico escolhida pelo estudante durante o ensino médio. O aluno poderá escolher entre as seguintes áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias.
As alterações no Enem têm como objetivo adaptar o exame à proposta do novo ensino médio, aprovada no ano de 2017. O projeto tem o intuito de tornar o processo de estudo mais atrativo para os alunos, na medida em que torna possível aos estudantes escolherem as áreas nas quais desejam aprofundar seus conhecimentos.